Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 19 de janeiro de 2022
Busca
INVESTIGAÇÃO

Congresso confirma criação de CPI mista para investigar MST

22 Out 2009 - 06h59Por Agência Brasil

A criação da CPI mista do MST foi oficializada nesta quinta-feira no Congresso. A comissão pretende investigar o repasse de verbas públicas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A CPI mista foi criada com 210 assinaturas de deputados e 36 de senadores. Faltando apenas um minuto para as meia noite de quarta-feira, as lideranças da base aliada e da oposição chegaram à Secretaria-Geral do Congresso com os requerimentos para retiradas e adesões. Os governistas conseguiram convencer 23 deputados a desistirem da criação da comissão. No entanto, a oposição apresentou mais de 50 novos nomes e conseguiu levar adiante a CPI mista.

O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO) comemorou a vitória. "Eles conseguiram derrubar o laranjal mas não conseguiram derrubar a CPI mista", afirmou. Agora, a disputa se dará em torno do comando da CPI mista. Com a maioria, o governo promete fazer valer essa posição. "Agora prevalece a norma de proporção. O regimento e a prática do Congresso Nacional. O tamanho das bancadas, governo e oposição, faz com que a composição seja proporcional a essas bancadas", disse o vice-líder do governo na Câmara, Maurício Rands (PT-PE).

Esta é a segunda tentativa para a criação da CPI. Na primeira, há cerca de um mês, houve retirada de assinaturas. De acordo com a oposição, que recolheu as adesões, recursos federais são dirigidos a organizações não-governamentais (ONGs) que repassam o dinheiro para o MST.

O pedido foi apresentado na manhã dessa quarta-feira em sessão do Congresso, com 188 assinaturas de deputados e 35 de senadores.

Por temer a retirada em massa de assinaturas, como ocorreu da primeira vez, a oposição só protocolou o requerimento depois de ouvir do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) um compromisso de que haveria sessão do Congresso impreterivelmente na quarta-feira.

Leia Também

OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9