Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 18 de junho de 2021
Busca
INVESTIGAÇÃO

Congresso confirma criação de CPI mista para investigar MST

22 Out 2009 - 06h59Por Agência Brasil

A criação da CPI mista do MST foi oficializada nesta quinta-feira no Congresso. A comissão pretende investigar o repasse de verbas públicas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A CPI mista foi criada com 210 assinaturas de deputados e 36 de senadores. Faltando apenas um minuto para as meia noite de quarta-feira, as lideranças da base aliada e da oposição chegaram à Secretaria-Geral do Congresso com os requerimentos para retiradas e adesões. Os governistas conseguiram convencer 23 deputados a desistirem da criação da comissão. No entanto, a oposição apresentou mais de 50 novos nomes e conseguiu levar adiante a CPI mista.

O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO) comemorou a vitória. "Eles conseguiram derrubar o laranjal mas não conseguiram derrubar a CPI mista", afirmou. Agora, a disputa se dará em torno do comando da CPI mista. Com a maioria, o governo promete fazer valer essa posição. "Agora prevalece a norma de proporção. O regimento e a prática do Congresso Nacional. O tamanho das bancadas, governo e oposição, faz com que a composição seja proporcional a essas bancadas", disse o vice-líder do governo na Câmara, Maurício Rands (PT-PE).

Esta é a segunda tentativa para a criação da CPI. Na primeira, há cerca de um mês, houve retirada de assinaturas. De acordo com a oposição, que recolheu as adesões, recursos federais são dirigidos a organizações não-governamentais (ONGs) que repassam o dinheiro para o MST.

O pedido foi apresentado na manhã dessa quarta-feira em sessão do Congresso, com 188 assinaturas de deputados e 35 de senadores.

Por temer a retirada em massa de assinaturas, como ocorreu da primeira vez, a oposição só protocolou o requerimento depois de ouvir do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) um compromisso de que haveria sessão do Congresso impreterivelmente na quarta-feira.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado