Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Confirmada a base da Força Nacional em Ponta Porã

27 Out 2009 - 10h35Por Diário MS
O secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, esteve ontem no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, e confirmou a instalação no local de uma base aeropolicial da Força Nacional de Segurança, com entrada em operação a partir de 2010 para desenvolver a missão de vigiar a região de fronteira, combater o tráfico de armas e drogas e diminuir a violência nos centros urbanos.
De acordo com Balestreri, a decisão do governo federal atende pedido encaminhado pelo senador Delcídio do Amaral (PT/MS), que acompanhou o secretário na visita de inspeção ao Assentamento Itamarati com o objetivo de avaliar as necessidades para a implantação imediata da unidade de segurança pública.
“O senador Delcídio tem sido um grande parceiro na medida em que ele defende no Congresso uma política de fronteira, que agora começa a ser implantada. Vamos montar uma grande base de segurança pública na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, a primeira de uma série de bases que o governo vai implantar para atender outros estados, com homens treinados e altamente capacitados, equipados de helicópteros e aviões com autonomia de voar, sem reabastecimento, daqui até o Rio Grande do Sul e parte da Amazônia. Essa unidade irá atender não apenas a Polícia Federal, mas também os órgãos de segurança pública locais, como a Polícia Militar e a Polícia Civil, e, sem dúvida alguma, isso vai ampliar o nível de segurança da população de Mato Grosso do Sul”, comentou o secretário Balestreri.
Para o senador Delcídio do Amaral, a implantação da base do grupamento aéreo da Força Nacional no Assentamento Itamarati representa o início de uma política definitiva de segurança pública na região de fronteira.
“O fato de Mato Grosso do Sul ter sido o estado escolhido para receber a primeira da série de bases que será construídas significa respeito e atenção que o presidente Lula e o ministro da Justiça, Tarso Genro, tem para com Mato Grosso do Sul. Para o nosso estado e para o Brasil trata-se de um projeto absolutamente fundamental, porque o problema enfrentado nos grandes centros, com o crescimento do narcotráfico, especialmente no Rio de Janeiro e São Paulo, é um mal que vem de fora, que entra no país pelo contrabando, e que agora o Brasil começa a combater na medida em que reforça a segurança na fronteira”, disse Delcídio.
Com investimento de R$ 160 milhões, a nova unidade da Força Nacional no Assentamento Itamarati vai ocupar uma área de 34,5 hectares cedida pela INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e será responsável pela segurança de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná, estados que fazem fronteira com Paraguai, Bolívia e Argentina.
No Assentamento Itamarati já há uma pista de pouso de 2.040 metros, um hangar de dois pavimentos e um restaurante, e o local passará por uma completa adequação, inclusive com a construção de uma vila de 40 casas, para receber os policiais e toda a infraestrutura de ação, como helicópteros e aviões. “Está provado que o crime organizado no Rio de Janeiro e São Paulo atua utilizando armas longas, como fuzis e 762, e que essas armas pesadas entram pela fronteira. Vamos evitar isso”, afirmou o secretário.
Segundo ele, o objetivo é combater o contrabando de armas e drogas, mas a Força Nacional vai trabalhar também na área ambiental, especialmente extração de madeira.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
BOLHA DE CALOR - Foto de capa: Saul SchrammNova onda de calor
Mato Grosso do Sul terá nova onda de calor com clima desértico em abril