Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Conab reduz estimativa de safra de cana para 612,2 mi de toneladas

17 Dez 2009 - 05h48Por Folha Online

O excesso de chuvas entre julho e novembro na região centro-sul do Brasil levou a Conab a reduzir nesta quarta-feira suas estimativas para a safra 2009/10 de cana-de-açúcar do país e para a produção de açúcar e álcool.

A previsão do total de cana moída no Brasil em 2009/2010, cuja safra está em fase final de colheita, é de 612,2 milhões de toneladas, redução ante a previsão de setembro de 629 milhões de toneladas. A expectativa é de que cerca de 20 milhões de toneladas de cana ficarão nos campos para o próximo ano.

Na temporada passada, a produção de cana do país somou 571,4 milhões de toneladas, segundo o órgão do governo.

"O excesso de umidade causado pelo grande volume de chuvas (...) interferiu na concentração de sacarose pela planta e prejudicou intensamente a colheita e o rendimento industrial", destacou a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) em relatório. "A ocorrência destes fatos fez com que aumentasse a quantidade de cana madura que deve remanescer no campo para ser moída na próxima safra."

As chuvas reduziram a concentração de sacarose e o rendimento da indústria, o que afeta a produção de açúcar e álcool.

Do total da cana esmagada, 45% foram destinados à produção de açúcar e 55% para o álcool.

A produção total de açúcar do país foi estimada em 34,6 milhões de toneladas, contra 36,7 milhões de toneladas na segunda estimativa e 31,6 milhões de toneladas em 2008/2009.

Do total, o Brasil deve exportar na atual safra entre 23 milhões e 24 milhões de toneladas, contra 20,7 milhões na temporada passada, tendo como principais destinos Índia e Rússia.

A projeção para a produção total de etanol do Brasil em 2009/2010 também foi reduzida, passando de 27,9 bilhões de litros em setembro para 25,9 bilhões na estimativa divulgada nesta quarta-feira. Em 08/09, o Brasil produziu 26,7 bilhões de litros.

Na segunda-feira (14), o Ministério da Agricultura já havia antecipado uma redução nas estimativas para a produção de açúcar e álcool do país, segundo o Departamento de Açúcar e Álcool da pasta.

Centro-Sul

Para a região centro-sul do Brasil, responsável por mais de 90% da produção sucroalcooleira do Brasil, a previsão da Conab, que realizou a terceira estimativa para o setor, é de produção de 548,8 milhões de toneladas de cana, também queda ante setembro, quando a estimativa era de 565,6 milhões de toneladas.

A produção de açúcar do centro-sul em 2009/2010 foi estimada em 30,1 milhões de toneladas, contra 32,2 milhões anteriormente.

A Conab prevê ainda que a produção de álcool do centro-sul na temporada chegará a 23,7 bilhões de litros, queda ante a previsão anterior de 25,7 bilhões de litros.

"A previsão para os próximos meses na região centro-sul indica maior probabilidade das chuvas ocorrerem acima da média, o que deverá atrapalhar o planejamento das unidades que pretendem estender o final da colheita até o início do ano que vem", destacou a Conab.

As estimativas do órgão para açúcar e etanol na região centro-sul do país estão em linha com as da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, que neste mês reuduziu sua previsão para a safra para 29 milhões de toneladas e 23,4 bilhões de litros, respectivamente.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho