Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Conab prevê safra de soja brasileira em 54,7 mi de toneladas

6 Dez 2006 - 14h56

A safra brasileira de soja 2006/07 foi projetada nesta quarta-feira em 54,7 milhões de toneladas, dentro do intervalo de 53,9 a 55,2 milhões de toneladas da previsão anterior, divulgada em novembro, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Na temporada passada, o Brasil produziu 53,4 milhões de toneladas.

Em seu terceiro levantamento da nova safra, a Conab estimou a safra total de milho em 43,6 milhões de toneladas, ante 42,9 a 43,5 milhões de toneladas em novembro. Em 2005/06, a safra foi de 41,7 milhões de toneladas.

Já a produção de trigo deste ano foi projetada em 2,23 milhões de toneladas, praticamente igual à previsão do mês passado, de 2,24 milhões, e bem inferior à safra de 4,87 milhões de toneladas colhida em 2005.

A safra de trigo, que já foi plantada numa área menor, foi afetada por seca no início do desenvolvimento e geadas tardias no Paraná, o principal Estado produtor. O frio intenso também afetou a produtividade no Rio Grande do Sul.

No caso do algodão, a Conab projetou a produção em 1,34 milhão de toneladas de pluma, acima da ponta de cima do intervalo estimado anteriormente, que ia de 1,25 milhão a 1,32 milhão de toneladas. Na temporada passada, a colheita foi de 1,03 milhão de toneladas.

Com esses números, a Conab estimou a safra total de grãos em 2006/07 em 120,2 milhões de toneladas, contra 118,9 a 121,3 milhões em novembro. Problemas com a seca em 2005/06 reduziram a produção brasileira de grãos para 119,9 milhões de toneladas.

"O número da safra total é conservador. Certamente, o número final será maior. O tempo tem ajudado bastante", disse Jacinto Ferreira, presidente da Conab, numa entrevista coletiva.

Apesar do aumento esperado, a área plantada com grãos na nova safra é bem menor que a da temporada anterior, em 45,2 milhões de hectares, contra 47,3 milhões em 2005/06.

"Apesar da redução na área plantada para algumas culturas, o bom desempenho (da produção) se deve a mudanças positivas no clima", disse ele, acrescentando que, no caso da soja, os produtores optaram por plantar apenas nas áreas mais produtivas.

O plantio de produtos como soja, milho e algodão está quase concluído. Com isso, a Conab disse acreditar que as variações nas projeções serão mínimas daqui para frente. Qualquer alteração maior seria em decorrência de problemas climáticos ou ocorrência de doenças.

 

TV Morena

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados