Menu
SADER_FULL
quinta, 5 de agosto de 2021
Busca
Brasil

Comissário de Agricultura da União Europeia vai visitar o Brasil

14 Jul 2010 - 06h51Por Diário MS
O comissário de Agricultura e Desenvolvimento Rural da União Europeia, Dacian Ciolos, declarou que pretende ir ao Brasil para ver de perto o desenvolvimento da agricultura nacional. Ele recebeu o convite oficial para fazer a visita do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, na tarde desta terça-feira (13). “As negociações têm sido produtivas e são um passo importante para alavancarmos o comércio de produtos agrícolas para a Europa”, destacou.
Rossi fez um relato sobre os rumos da política agrícola brasileira e os resultados expressivos que o País vem obtendo no mercado mundial de alimentos, destacando-se na venda de carnes, suco de laranja, açúcar e café, entre outros produtos. A União Europeia é a principal parceira comercial do Brasil que, no ano passado, registrou recuo de 85% na venda de produtos agrícolas para o continente. O assunto foi um dos temas discutidos com Dacian Ciolos.
O comissário europeu para a Agricultura disse a Rossi que vê com bons olhos os esforços do Brasil para ampliar sua produção agropecuária, enquanto mantém iniciativas para preservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade de seus recursos naturais. “Na Europa, há uma preocupação central com a questão da preservação ambiental”, disse Ciolos. Ele negou que a União Europeia tenha uma política de proteção do mercado. “Os consumidores europeus têm exigências muito altas”, declarou.
O ministro da Agricultura fez um relato sobre o desenvolvimento da agricultura brasileira, destacando as ações do governo federal para assegurar resultados positivos no campo e, simultaneamente, mitigar a emissão de gases de efeito estufa. “Somos a primeira agricultura do mundo a se preocupar em ampliar a produção de alimentos e preservar o meio ambiente”, disse.
Ele listou as políticas públicas de estímulo aos produtores brasileiros para desenvolver atividades agroeconômicas que possam resultar na recuperação de terras degradadas, preservação de florestas e na sustentabilidade ambiental. Como exemplo, destacou o lançamento do programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), ocorrido em junho, que oferece linhas de crédito diferenciadas para os produtores rurais brasileiros.
O ministro está em Bruxelas à frente de uma missão oficial do governo brasileiro para tratar das relações comerciais entre Brasil e União Europeia. Integram a comissão os secretários de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, de Relações Internacionais, Célio Porto, além de técnicos do Ministério da Agricultura e diplomatas do Ministério das Relações Exteriores. O encontro com Ciolos foi o último compromisso oficial com autoridades europeias nesta terça-feira. A missão regressa amanhã para o Brasil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - ORLA TCHAU FRIO!!!
TCHAU FRIO: Nova onda de calor deve chegar na próxima semana, confira a previsão
SUPERÁVIT
Petrobras anuncia lucro líquido de US$ 8 bilhões no segundo trimestre
BRASIL - 20.026.502 INFECTADOS
Brasil ultrapassa 20 milhões de casos de covid-19
TRAGÉDIA NA RODOVIA
Caminhoneiro embriagado invade pista contrária e mata cinco pessoas
ASSALTO À LOJA
Bandidos roubam loja e trocam tiros com a PM; numa ação audaciosa: veja fotos e vídeos
DOENÇA DO SÉCULO
Vídeo: cantora alerta famílias após filho de 16 anos cometer suicídio; "internet está doente"
BRASIL - 558.432 MORTES
Covid-19: casos sobem para 19,98 milhões e mortes, a 558,4 mil
AMOR BANDIDO
Homem leva facada da esposa, perdoa e casal sai de mãos dadas da delegacia
CURA DA DIABETES
Brasil registra 1ª cirurgia contra diabetes tipo 2 feita com robô
BRASIL - 557.223 MORTES
Covid-19: Brasil registra 557,2 mil mortes e 19,95 milhões de casos