Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Comissário de Agricultura da União Europeia vai visitar o Brasil

14 Jul 2010 - 06h51Por Diário MS
O comissário de Agricultura e Desenvolvimento Rural da União Europeia, Dacian Ciolos, declarou que pretende ir ao Brasil para ver de perto o desenvolvimento da agricultura nacional. Ele recebeu o convite oficial para fazer a visita do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, na tarde desta terça-feira (13). “As negociações têm sido produtivas e são um passo importante para alavancarmos o comércio de produtos agrícolas para a Europa”, destacou.
Rossi fez um relato sobre os rumos da política agrícola brasileira e os resultados expressivos que o País vem obtendo no mercado mundial de alimentos, destacando-se na venda de carnes, suco de laranja, açúcar e café, entre outros produtos. A União Europeia é a principal parceira comercial do Brasil que, no ano passado, registrou recuo de 85% na venda de produtos agrícolas para o continente. O assunto foi um dos temas discutidos com Dacian Ciolos.
O comissário europeu para a Agricultura disse a Rossi que vê com bons olhos os esforços do Brasil para ampliar sua produção agropecuária, enquanto mantém iniciativas para preservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade de seus recursos naturais. “Na Europa, há uma preocupação central com a questão da preservação ambiental”, disse Ciolos. Ele negou que a União Europeia tenha uma política de proteção do mercado. “Os consumidores europeus têm exigências muito altas”, declarou.
O ministro da Agricultura fez um relato sobre o desenvolvimento da agricultura brasileira, destacando as ações do governo federal para assegurar resultados positivos no campo e, simultaneamente, mitigar a emissão de gases de efeito estufa. “Somos a primeira agricultura do mundo a se preocupar em ampliar a produção de alimentos e preservar o meio ambiente”, disse.
Ele listou as políticas públicas de estímulo aos produtores brasileiros para desenvolver atividades agroeconômicas que possam resultar na recuperação de terras degradadas, preservação de florestas e na sustentabilidade ambiental. Como exemplo, destacou o lançamento do programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), ocorrido em junho, que oferece linhas de crédito diferenciadas para os produtores rurais brasileiros.
O ministro está em Bruxelas à frente de uma missão oficial do governo brasileiro para tratar das relações comerciais entre Brasil e União Europeia. Integram a comissão os secretários de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, de Relações Internacionais, Célio Porto, além de técnicos do Ministério da Agricultura e diplomatas do Ministério das Relações Exteriores. O encontro com Ciolos foi o último compromisso oficial com autoridades europeias nesta terça-feira. A missão regressa amanhã para o Brasil.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos