Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Comissão quer MP para impedir entrada no país de produtos com contaminação radioativa

12 Abr 2011 - 10h35Por Agência Brasil

Os primeiros navios com produtos alimentos importados do Japão, após o terremoto e o tsunami que devastaram a Região Nordeste do país asiático, devem chegar aos portos de Santos e do Rio de Janeiro em junho. A chegada das embarcações está preocupando a comissão externa criada pela Câmara dos Deputados para fiscalizar os produtos. Ela teme que os alimentos estejam contaminados pela radiação nuclear que vazou da Usina Fukushima Daichi.

Hoje (11), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União critérios para a importação de produtos e matérias-primas do Japão. Entre eles, o rótulo dos produtos precisarão conter informações como a origem e a data de fabricação e de embalagem e passarão por uma fiscalização e uma análise laboratorial da Anvisa.

A comissão externa esteve reunida, na manhã de hoje, com representantes da Anvisa e do governo federal no Porto de Santos. Segundo o deputado Roberto Santiago (PV-SP), coordenador da comissão, na reunião foram discutidos dois problemas relacionados à resolução da Anvisa. Ela não determina o que será feito com o navio e as mercadorias caso estejam contaminados e não estabelece qualquer procedimento especial em relação ao lastro de água do mar, utilizado pelos navios para manter a sua estabilidade, que poderia está contaminada por radiação, e ser descartada no mar brasileiro. “Muita água das usinas já foram despejadas no mar. E se o navio carrega esse lastro pode contaminar a nossa costa”, explicou o deputado.

Agora a comissão - também formada pelos deputados Carlos Sampaio (PSDB-SP), Ricardo Izar (PSDB-SP) e Walter Ihoshi (DEM-SP) - pretende se reunir com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Antonio Palocci, ainda esta semana para propor a criação de uma medida provisória, estabelecendo que, caso seja detectada radiação nos dois navios japonenses, eles tenham que voltar para o país de origem.

“É um grande problema e o governo deve estabelecer uma norma firme e dura nesse momento. Não podemos transferir esse problema para o nosso país. O governo vai ter que tomar uma atitude mais radical para não deixar que esses produtos entrem aqui. Não podemos permitir que um cidadão brasileiro seja contaminado por qualquer tipo de irresponsabilidade”, afirmou o deputado ao falar à Agência Brasil.

O deputado afirmou ainda que os fiscais da Anvisa vão receber um treinamento especial da Comissão Nacional de Energia Nuclear para avaliar o risco de contaminação. Pela resolução, segundo o deputado, a fiscalização da Anvisa será feita inicialmente no navio, antes do desembarque no porto. Se não houver risco de contaminação, o navio atracará no porto, onde serão então feitas retiradas de amostras das mercadorias para uma nova análise.

Desembarcaram hoje, no Porto de Santos, quatro navios vindos do Japão. Mas todos deixaram o país antes do problema com a Usina Fukushima Daichi e não transportavam alimentos. Segundo o deputado, mais uma embarcação japonesa deve chegar em Santos no próximo dia 19, mas que também deixou o país asiático antes do vazamento radioativo na usina.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon