Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Comércio pode abrir no Carnaval

7 Fev 2010 - 07h36Por Dourados Agora
Como não é considerado feriado oficial, atendimento na terça-feira de Folia é opcional em Dourados

Bancos só retomam atendimento na quarta-feira após às 12h



O comércio está liberado para abrir as portas na terça-feira de Carnaval, já que esse dia não é considerado feriado oficial. Em Dourados, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) acredita que muitos comerciantes não vão abrir o estabelecimento neste dia, já que as vendas são consideradas bastante fracas. “Não é feriado, mas muitos consideram como se fosse, então creio que muitos comerciantes vão optar por não abrir as lojas”, disse o presidente da CDL, Jorge Luiz de Souza.
Ele informou que nesta segunda-feira o comércio funciona normalmente; na terça é opcional. O atendimento volta ao normal na manhã de Quarta-feira de Cinzas. Alguns estabelecimentos comerciais tradicionalmente só abrem após às 12h. Em Dourados, grande parte dos supermercados vão funcionar normalmente, inclusive na terça-feira de Carnaval.
Os bancos funcionaram só reabrem na próxima quarta. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) definiu que os estabelecimentos não abrirão na segunda e terça-feira, retomando as atividades a partir do meio-dia de Cinzas.
As contas de água, luz, telefone e TV por cabo, por exemplo, além de carnês que, porventura, vencerem nos dias 15 e 16, poderão ser pagos na quarta, sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados. Os clientes também podem agendar nos bancos a quitação das tarifas ou pagar as que têm código de barras, nos caixas automáticos e equipamentos de auto atendimento, e ainda nos correspondentes, como lotéricas.
MUNICÍPIO
Em Dourados, as repartições públicas municipais, estaduais e federais estarão em ponto facultativo na segunda e terça-feira. Conforme o decreto assinado pelo prefeito Ari Artuzi, o funcionamento é normal para serviços essenciais, como saúde e coleta de lixo. Os demais setores da administração pública municipal só irão retomar o atendimento na Quarta-feira de Cinzas, às 13h.
SAÚDE E ESCOLA

No caso da saúde pública, as unidades básicas retomam o atendimento na quarta-feira a partir das 13h. Nesse período, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem procurar o Pronto Atendimento Médico (PAM), que irá funcionar em sistema de plantão até meia-noite com reforço da equipe médica. De meia-noite até às 6h, o atendimento será prestado no Hospital da Vida.
Nas escolas municipais as aulas serão retomadas na quinta-feira de manhã e nos Centros de Educação Infantil (Ceim’s), na quarta-feira cedo. 

Leia Também

COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19