Menu
SADER_FULL
segunda, 29 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Começa hoje período de semeadura da soja em MS

21 Out 2009 - 05h58Por Assessoria

O período de semeadura de soja em Mato Grosso do Sul começa a partir do dia 21 de outubro, de acordo com o zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a safra 2009/10. O prazo de semeadura segue até o dia 31 de dezembro, podendo terminar antes disso, dependendo do município.

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Claudio Lazzarotto, explica que o dia 21 de outubro representa o início do período em que as condições de luminosidade, insolação e temperatura permitem o pleno desenvolvimento das plantas de soja. “Por consequência é a chance de obtenção de máxima produtividade”, destaca.

Ele lembra que este período é recomendado pela Embrapa Agropecuária Oeste desde a década de 80, quando as perdas de produtividade, por causa de estiagens ou excesso de chuvas, eram pouco frequentes.

Desde a safra 2001/02, quando, contrariando as recomendações da pesquisa, começou-se a antecipar a semeadura, a sucessão e intensidade das perdas aumentaram. “Tais perdas, embora atribuídas exclusivamente a diversidades climáticas, são agravadas pelo não escalonamento de plantio e cultivares, e pelo monocultivo de soja e milho safrinha”, informa Lazzarotto. Ele acrescenta que a consequência disso é que há uma redução na retenção de água disponível para as plantas e uma diminuição na capacidade das plantas em aproveitarem a água disponível.

Zoneamento

O Mapa orienta que o produtor siga o zoneamento porque ele indica que, em dez safras, há a possibilidade de se obter sucesso em pelo menos oito. Para ter direito ao Proagro, Proagro Mais e seguro rural, o produtor deve seguir as recomendações da norma. A concessão de crédito rural de alguns agentes financeiros também é condicionada ao uso do zoneamento.


Leia Também

TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua