Menu
SADER_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
Brasil

Começa hoje período de semeadura da soja em MS

21 Out 2009 - 05h58Por Assessoria

O período de semeadura de soja em Mato Grosso do Sul começa a partir do dia 21 de outubro, de acordo com o zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a safra 2009/10. O prazo de semeadura segue até o dia 31 de dezembro, podendo terminar antes disso, dependendo do município.

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Claudio Lazzarotto, explica que o dia 21 de outubro representa o início do período em que as condições de luminosidade, insolação e temperatura permitem o pleno desenvolvimento das plantas de soja. “Por consequência é a chance de obtenção de máxima produtividade”, destaca.

Ele lembra que este período é recomendado pela Embrapa Agropecuária Oeste desde a década de 80, quando as perdas de produtividade, por causa de estiagens ou excesso de chuvas, eram pouco frequentes.

Desde a safra 2001/02, quando, contrariando as recomendações da pesquisa, começou-se a antecipar a semeadura, a sucessão e intensidade das perdas aumentaram. “Tais perdas, embora atribuídas exclusivamente a diversidades climáticas, são agravadas pelo não escalonamento de plantio e cultivares, e pelo monocultivo de soja e milho safrinha”, informa Lazzarotto. Ele acrescenta que a consequência disso é que há uma redução na retenção de água disponível para as plantas e uma diminuição na capacidade das plantas em aproveitarem a água disponível.

Zoneamento

O Mapa orienta que o produtor siga o zoneamento porque ele indica que, em dez safras, há a possibilidade de se obter sucesso em pelo menos oito. Para ter direito ao Proagro, Proagro Mais e seguro rural, o produtor deve seguir as recomendações da norma. A concessão de crédito rural de alguns agentes financeiros também é condicionada ao uso do zoneamento.


Deixe seu Comentário

Leia Também

COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego