Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Com instituições aparelhadas, redução de crimes é meta do MS

23 Fev 2011 - 06h15Por MS Notícias

O governador André Puccinelli apontou a eficiência do trabalho especializado da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) como um dos resultados concretos da prioridade que deu à segurança durante sua primeira administração. Somado a investimentos em pessoal, viaturas, armas e equipamentos, André atribuiu a melhoria da qualidade no enfrentamento ao crime à consciência da responsabilidade que os órgãos da segurança pública têm perante a sociedade. Novos investimentos ainda vão acontecer, e um projeto de redução criminal baseado em metas será colocado em prática

Durante a inauguração da nova sede da Companhia, falando aos dirigentes e a integrantes das diversas áreas operacionais da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, o governador reiterou a necessidade de manter as ações do setor como uma política prioritária.

“Sejam os bombeiros, os policiais militares, os agentes penitenciários, enfim, todos os que compõem esta secretaria, estejam todos no efetivo trabalho de companheiros, como verdadeiros cidadãos conscientes da responsabilidade que lhes foi outorgada pela população. Todos que aqui estamos temos a missão de continuar a servir cada vez mais o cidadão de Mato Grosso do Sul. O sucesso de vocês é o sucesso do governo, e o sucesso de vocês e do governo é o agrado da população pelo nosso trabalho”, afirmou.

Desde 2007, a Cigcoe, uma unidade altamente especializada da PM de Mato Grosso do Sul, atuou com sucesso em situações que exigiram o desempenho de policiais com treinamento diferenciado. “Todas as vezes que tivemos que utilizar a Cigcoe, eles atuaram a contento, sem vítimas, sem problemas maiores. No nosso governo, a segurança pública, como a educação e a saúde foi escolhida para ser prioridade”, afirmou Puccinelli, citando investimentos como a incorporação de aproximadamente 2.700 agentes de segurança nas polícias, bombeiros, perícia, e sistema penitenciário.

Armamentos, equipamentos e investimento em prédios das unidades também fizeram parte do conjunto de investimentos, para atender a prioridade que foi transmitida ao governo pela população. “Dando condições de mais recursos humanos e instrumentais, queremos ter uma segurança cada vez mais evoluída e que nos traga não só a sensação de segurança, mas uma segurança efetiva, conseguida pela redução dos crimes, com metas, pela nossa própria atuação”, disse André.

Este ano, o governo deve ainda incorporar um grupo grande de novos profissionais que estão sendo preparados para integrar as fileiras da segurança. Na PM, há 454 alunos-soldados sendo treinados no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Outros 157 aprovados em concurso da Polícia Civil estão cursando a Academia. O centro que forma novos bombeiros coloca também este ano a serviço da população em torno de 95 soldados e cinco oficiais.

Metas

Com toda a reestruturação já promovida e a manutenção de investimentos, o governo pretende agora incrementar um projeto de resultados. O secretário Wantuir Jacini anunciou para esta segunda gestão, de 2011 a 2014, a adoção de um plano de redução da criminalidade com base no estabelecimento de metas. “Vamos trabalhar com metas baseadas nas estatísticas de 2008 a 2010, com responsabilidade compartilhada territorial entre os chefes de cada instituição, e com a avaliação das organizações e seus dirigentes”, explicou.

O secretário avalia que o cenário de falta de efetivo, viaturas, e material encontrado pela equipe ao assumir o governo em 2007 atrasou o andamento da gestão que a administração André Puccinelli gostaria de implantar. Para corrigir gradativamente essa deficiência, foram investidos em torno de R$ 100 milhões nos primeiros quatro anos. Com melhoria estrutural, as metas redutivas terão foco especialmente nos tipos de crime que mais preocupam a sociedade, entre eles homicídio, tráfico de drogas, e crimes contra o patrimônio. “São aquelas ocorrências que mais fazem com que o cidadão reclame por segurança. Mas também estaremos estabelecendo metas para todos os mais de 360 tipos de crimes existentes no código penal”, finalizou o secretário de segurança pública.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis