Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 22 de outubro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Com golaço, Alemanha vence Gana e encara Inglaterra nas oitavas

23 Jun 2010 - 16h21Por Terra

Em uma partida aberta e repleta de chances de gol, a Alemanha se recuperou da derrota para a Sérvia na rodada passada da Copa do Mundo e superou Gana por 1 a 0 nesta quarta-feira, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo. O gol foi marcado pelo meia Özil, em um chute forte de fora da área, que garantiu à seleção tricampeã mundial a primeira colocação do Grupo D, com seis pontos.

O primeiro lugar da chave, porém, não trouxe tantos benefícios aos alemães. O adversário nas oitavas de final será ninguém menos que a Inglaterra, que ficou apenas com a segunda posição do Grupo C. Gana, por sua vez, foi o único time africano a alcançar as oitavas de final até aqui, garantindo a segunda posição graças à derrota da Sérvia para a Austrália. A equipe vai encarar os Estados Unidos na próxima fase.

O técnico Joachim Löw mexeu na lateral esquerda da Alemanha, trocando Badstuber por Jérôme Boateng - irmão do volante ganês Kevin-Prince Boateng, que contundiu Michael Ballack antes do Mundial. No ataque, o substituto de Klose, expulso diante da Sérvia, foi o brasileiro Cacau. Do outro lado, Milovan Rajevac manteve o esquema 4-5-1, com Asamoah Gyan como único atacante fixo.

A primeira chegada alemã aconteceu logo aos 2min. Cacau escapou pela direita e bateu rasteiro, mas não assustou o goleiro Kingson. Os ganeses marcavam a saída adversária e roubaram bola perigosa aos 5min, mas Gyan não conseguiu o domínio e perdeu o lance.

Aos poucos, a Alemanha foi se soltando e dominando a partida com trocas rápidas de passes. Özil deu ótimo passe na esquerda para Podolski aos 9min; o camisa 10 cruzou rasteiro e Jonathan Mensah desviou contra o próprio gol, mas a bola saiu para escanteio. O time africano respondeu aos 13min, quando Gyan recebeu em boas condições na área, mas demorou para finalizar e foi travado.

Os europeus tinham muito mais posse de bola, mas Gana ameaçava quando conseguia roubar a bola no ataque. Aos 25min, Ayew ganhou de Mertesacker e entrou na área, mas demorou para chutar e foi desarmado. No lance seguinte, Özil foi lançado e saiu na cara do gol, mas concluiu em cima de Kingson e perdeu a melhor chance alemã do jogo.

O ritmo do jogo era intenso e, com 27min, Lahm salvou em cima da linha o que seria o primeiro gol de Gana, após cabeçada de Gyan em cobrança de escanteio. Os tricampeões mundiais chegaram de novo com perigo dois minutos depois: após cruzamento da direita, Khedira ajeitou de calcanhar e Cacau bateu para boa defesa do goleiro.

Nos últimos minutos do primeiro tempo a partida finalmente diminuiu de velocidade. A Alemanha só voltou a ameaçar aos 40min, em falta cobrada por Schweinsteiger que passou por toda a defesa, obrigando Kingson a espalmar. A última chance antes do intervalo foi ganesa, em cabeçada de Tagoe que passou por cima da meta.

O segundo tempo começou acelerado e, aos 7min, Asamoah perdeu chance clara de gol ao chutar em cima do goleiro alemão Neuer. Logo a Alemanha passou a jogar de forma mais cadenciada, apostando na troca de passes, e a mudança deu resultado: com 15min, Özil recebeu na entrada da área e soltou uma bomba de perna esquerda no ângulo de Kingson para abrir o placar.

Gana se lançou para o ataque e quase empatou aos 21min. Gyan rolou de calcanhar para Ayew, mas o chute do meia-atacante foi desviado por Lahm. O resultado, porém, classificava os dois times, e o placar não foi mais alterado até o apito final.

FICHA TÉCNICA

Gana 0 x 1 Alemanha

Gols
Alemanha: Özil, aos 15min do 2º tempo

Ponto Forte de Gana
Marcação da saída de bola da Alemanha e chegada dos meio-campistas na área

Ponto Forte da Alemanha
Troca rápida de passes e controle do ritmo de jogo no segundo tempo

Ponto Fraco de Gana
Erros de finalização e displicência na hora de concluir

Ponto Fraco da Alemanha
Sofreu com a velocidade do ataque de Gana em alguns momentos

Personagem do jogo
Özil, que comandou o meio de campo alemão e fez o gol da vitória

Lance bizarro
Aos 7min do primeiro tempo, Schweinsteiger tentou emendar uma bicicleta na área e acabou derrubando seu companheiro Khedira, que havia tocado na bola de cabeça

Esquema Tático de Gana
4-1-4-1
Kingson; Paintsil, John Mensah, Jonathan Mensah e Sarpei; Annan; Tagoe (Muntari), Boateng, Asamoah e Ayew (Adiyiah); Gyan (Amoah). Técnico: Milovan Rajevac

Esquema Tático da Alemanha
4-2-3-1
Neuer; Lahm, Friedrich, Mertesacker e Boateng (Jansen); Khedira e Schweinsteiger (Kroos); Müller (Trochowski), Özil e Podolski; Cacau. Técnico: Joachim Löw

Cartões amarelos
Gana: Ayew
Alemanha: Müller

Árbitro
Carlos Eugênio Simon (BRA)

Local
Estádio Soccer City, Johannesburgo

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVIRUS
Morre voluntário brasileiro que participava de testes da vacina de Oxford
MORTE SUBITA
Idoso morre em voo de Cuiabá para SP; avião faz pouso de emergência
BRASIL - 154.176 MORTES
Covid-19: Brasil tem mais 271 óbitos e 15.383 novos casos em 24h
TRAGÉDIA NA CIDADE
Acidente entre trem e e micro-ônibus deixa uma mulher morta e feridos
VEJA VIDEO
Índio precisa buscar socorro a cavalo após ataque de onça
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Filha de 9 anos flagra pai estuprando menina de 5 na lateral da casa
AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio emergencial: 5,6 milhões de pessoas recebem nesta terça-feira
FAMOSIDADES
Luan Santana e Jade Magalhães terminam noivado de 12 anos
CORONAVIRUS NOS ANIMAIS
Gato é o primeiro animal no Brasil que testa positivo para o Coronavirus
ABSURDO
Enfermeiros, fisioterapeuta e médico são afastados após denúncia de estupro na UTI