Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Colônia Penal Agrícola da Capital é uma das melhores do Brasil

16 Dez 2009 - 17h05Por Agência Brasil

No relatório da CPI Carcerária, que esteve em Mato Grosso do Sul para avaliar a situação carcerária do Estado em março de 2008, a Colônia Penal Agrícola de Campo Grande foi citada como um dos piores presídio do País. Pouco mais de um  ano depois, a situação está completamente diferente. A gestão penitenciária imprimiu no local uma nova forma de trabalho, baseada na disciplina. Atualmente, estão na Colônia Penal Agrícola (CPA) 450 detentos e, desse total, mais da metade trabalha interna ou externamente.

Recentemente, os 68 educandos do regime semi-aberto urbano passaram a integrar o número de detentos da CPA e 60 deles já estão trabalhando. Através de convênios, os internos cuidam do Parque dos Poderes, do Parque das Nações Indígenas, estão empregados na prefeitura para fazer limpeza, trabalham na Embrapa, no Imasul, na Agraer, Procon, empresas de construção, de reciclagem, entre outros locais.

Alguns detentos também cuidam da limpeza da CPA, na cozinha ou na lavoura. No total, mais de 50 são responsáveis por todos os setores do local. A Colônia Penal também fez parceria com a empresa Ecoflake – Indústria de Reciclagem Ltda - que trabalha com reciclagem de embalagens plásticas, nas proximidades do local.

O diretor da Ecoflake, Antônio Carlos Vilhena de Moares, afirma que a parceria vale a pena e que não tem problemas com os reeducandos/funcionários. Além daqueles que trabalham na fábrica, há os que ficam especificamente na produção de bloquetes de concreto.

O titular da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, Albino Coimbra Neto, ressalta o trabalho desenvolvido na CPA e lembra que o local que já foi eleito o pior do Brasil é hoje um dos melhores. “É um exemplo de como se executa a pena. O Conselho da Comunidade tem auxiliado muito, mas não há como não reconhecer o trabalho do administrador, do gestor. Não temos mais notícias de rebelião, anarquias, enfim, a disciplina é parte do dia-a-dia. Precisamos acabar com o preconceito, porque só se ressocializa uma pessoa através da família, religião e trabalho”, reforçou o juiz.

Conselho Comunitário

 O Conselho da Comunidade de Campo Grande é uma iniciativa do Poder Judiciário, com respaldo na Lei de Execução Penal (LEP), que age dentro do presídio para a melhoria carcerária, vinculado ao juízo da Vara de Execução Penal. O conselho é composto por 22 membros, entre eles, magistrados, promotores, defensores públicos, conselheiros da OAB/MS, Conselho de Psicologia e mais sete pessoas da sociedade civil.

O Conselho da Comunidade que atua há dez anos na Capital teve seu trabalho reconhecido entre os cinco melhores do País. Hoje, o conselho emprega 203 presos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
BOLHA DE CALOR - Foto de capa: Saul SchrammNova onda de calor
Mato Grosso do Sul terá nova onda de calor com clima desértico em abril