Menu
SADER_FULL
segunda, 24 de janeiro de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

Colônia Penal Agrícola da Capital é uma das melhores do Brasil

16 Dez 2009 - 17h05Por Agência Brasil

No relatório da CPI Carcerária, que esteve em Mato Grosso do Sul para avaliar a situação carcerária do Estado em março de 2008, a Colônia Penal Agrícola de Campo Grande foi citada como um dos piores presídio do País. Pouco mais de um  ano depois, a situação está completamente diferente. A gestão penitenciária imprimiu no local uma nova forma de trabalho, baseada na disciplina. Atualmente, estão na Colônia Penal Agrícola (CPA) 450 detentos e, desse total, mais da metade trabalha interna ou externamente.

Recentemente, os 68 educandos do regime semi-aberto urbano passaram a integrar o número de detentos da CPA e 60 deles já estão trabalhando. Através de convênios, os internos cuidam do Parque dos Poderes, do Parque das Nações Indígenas, estão empregados na prefeitura para fazer limpeza, trabalham na Embrapa, no Imasul, na Agraer, Procon, empresas de construção, de reciclagem, entre outros locais.

Alguns detentos também cuidam da limpeza da CPA, na cozinha ou na lavoura. No total, mais de 50 são responsáveis por todos os setores do local. A Colônia Penal também fez parceria com a empresa Ecoflake – Indústria de Reciclagem Ltda - que trabalha com reciclagem de embalagens plásticas, nas proximidades do local.

O diretor da Ecoflake, Antônio Carlos Vilhena de Moares, afirma que a parceria vale a pena e que não tem problemas com os reeducandos/funcionários. Além daqueles que trabalham na fábrica, há os que ficam especificamente na produção de bloquetes de concreto.

O titular da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, Albino Coimbra Neto, ressalta o trabalho desenvolvido na CPA e lembra que o local que já foi eleito o pior do Brasil é hoje um dos melhores. “É um exemplo de como se executa a pena. O Conselho da Comunidade tem auxiliado muito, mas não há como não reconhecer o trabalho do administrador, do gestor. Não temos mais notícias de rebelião, anarquias, enfim, a disciplina é parte do dia-a-dia. Precisamos acabar com o preconceito, porque só se ressocializa uma pessoa através da família, religião e trabalho”, reforçou o juiz.

Conselho Comunitário

 O Conselho da Comunidade de Campo Grande é uma iniciativa do Poder Judiciário, com respaldo na Lei de Execução Penal (LEP), que age dentro do presídio para a melhoria carcerária, vinculado ao juízo da Vara de Execução Penal. O conselho é composto por 22 membros, entre eles, magistrados, promotores, defensores públicos, conselheiros da OAB/MS, Conselho de Psicologia e mais sete pessoas da sociedade civil.

O Conselho da Comunidade que atua há dez anos na Capital teve seu trabalho reconhecido entre os cinco melhores do País. Hoje, o conselho emprega 203 presos.

Leia Também

Fábrica de placas solares  ENERGIA SOLAR
Brasil atinge 1 milhão de consumidores com geração própria de energia solar
BRASIL 622.205 MORTES
Com recorde de 204.854 novos casos, Brasil registra 350 óbitos em 24 horas
ALARMANTE
Brasil bate recorde de casos diários de covid-19 com 204,8 mil
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab ainda tem 916 vagas para indígenas trabalharem nas lavouras de maçãs em SC e RS
BAIXA RENDA
Auxílio Gás: governo libera o pagamento no valor de R$ 52
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem um aumento e registra 351 mortes em 24 horas
OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19