Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 12 de junho de 2021
Busca
Brasil

Colher na Massa do Senai insere mulheres na construção civil

6 Nov 2009 - 14h55Por Fátima News, com Assessoria

De abril a novembro deste ano já foram capacitadas 63 mulheres nos cursos de pintor, pedreiro, encanador, eletricista instalador predial e carpinteiro de obras

 

 

O Projeto Colher na Massa, desenvolvido desde abril deste ano pelo Senai em parceria com o Governo do Estado e Sinduscon /MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção Civil de Mato Grosso do Sul), prova que as mulheres também podem disputar vagas de trabalho com os homens no setor da construção civil. Além disso, o fato de serem persistentes, caprichosas, dedicadas e mais cuidadosas conta ponto na hora da seleção por uma vaga no mercado de trabalho.

 

 

Levantamento da Escola do Senai de Campo Grande, responsável pelo Projeto Colher na Massa, mostra que de abril a novembro deste ano já foram qualificadas 63 mulheres nos cursos gratuitos de eletricista instalador predial, encanador, pintor, carpinteiro de obras e pedreiro. Ainda de acordo com os dados, a maioria delas optou pelo curso de pintor (28), sendo que logo depois aparece o curso de pedreiro (18), encanador (8), eletricista instalador predial (7) e carpinteiro de obras (6).

 

 

Na avaliação do gerente da Escola do Senai de Campo Grande, Artur Quintella, as mulheres representam 13% dos 494 concluintes dos cursos do Projeto Colher na Massa, demonstrando que, cada vez mais, elas conquistam espaço no mercado de trabalho em áreas antes consideradas de exclusividade do sexo masculino. “Elas estão altamente motivadas para seguir carreira no setor da construção civil, principalmente na área de pintura, que é um serviço que notadamente exige muito atenção e as mulheres têm essa características”, analisou, reforçando que elas também são mais detalhistas e, principalmente, mais preocupadas com a limpeza e a aparência do serviço.

 

 

Artur Quintella acrescenta ainda que 70% dos matriculados estão concluindo os cursos do Colher na Massa. “Apesar de não ser uma situação desejada, esse índice mostra que os cursos têm uma aceitação razoável e que a maioria dos alunos está engajada na conclusão da qualificação”, disse, informando que a previsão é encerrar o ano com 786 matrículas e 544 formandos nos cursos oferecidos no âmbito do projeto, já contando as duas turmas de encanador e as três turmas de carpinteiro que serão realizadas até dezembro deste ano.

 

 

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destaca que os cursos oferecidos no âmbito do Projeto Colher na Massa atendem pesquisa de demanda realizada entre outubro de 2007 e janeiro de 2008 pelo Senai e que apontou necessidade de 33 mil trabalhadores qualificados até 2010, sendo que desse total 25%, ou 8.250 pessoas, ocupariam vagas no setor da construção civil. “O certificado do Senai é uma referência para quem busca a inserção no mercado de trabalho. Por isso nos preocupamos em também buscar parcerias sólidas como o Governo do Estado e o Sinduscom que estão empenhados em dar oportunidade para os trabalhadores”, reforçou.

 

 

Filão

 

 

O instrutor do curso de pedreiro, Marcos Vinícius de Andrade, ressalta que a área da construção civil no Estado está crescendo muito e esse pode ser um grande filão de mercado para quem estiver qualificado. “O Estado está se desenvolvendo e os governos de todos os âmbitos estão com programas sociais que priorizam a construção de imóveis. Isso significa oportunidade de trabalho para quem está pronto para encarar desafios”, reforçou.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta