Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Colher na Massa do Senai insere mulheres na construção civil

6 Nov 2009 - 14h55Por Fátima News, com Assessoria

De abril a novembro deste ano já foram capacitadas 63 mulheres nos cursos de pintor, pedreiro, encanador, eletricista instalador predial e carpinteiro de obras

 

 

O Projeto Colher na Massa, desenvolvido desde abril deste ano pelo Senai em parceria com o Governo do Estado e Sinduscon /MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção Civil de Mato Grosso do Sul), prova que as mulheres também podem disputar vagas de trabalho com os homens no setor da construção civil. Além disso, o fato de serem persistentes, caprichosas, dedicadas e mais cuidadosas conta ponto na hora da seleção por uma vaga no mercado de trabalho.

 

 

Levantamento da Escola do Senai de Campo Grande, responsável pelo Projeto Colher na Massa, mostra que de abril a novembro deste ano já foram qualificadas 63 mulheres nos cursos gratuitos de eletricista instalador predial, encanador, pintor, carpinteiro de obras e pedreiro. Ainda de acordo com os dados, a maioria delas optou pelo curso de pintor (28), sendo que logo depois aparece o curso de pedreiro (18), encanador (8), eletricista instalador predial (7) e carpinteiro de obras (6).

 

 

Na avaliação do gerente da Escola do Senai de Campo Grande, Artur Quintella, as mulheres representam 13% dos 494 concluintes dos cursos do Projeto Colher na Massa, demonstrando que, cada vez mais, elas conquistam espaço no mercado de trabalho em áreas antes consideradas de exclusividade do sexo masculino. “Elas estão altamente motivadas para seguir carreira no setor da construção civil, principalmente na área de pintura, que é um serviço que notadamente exige muito atenção e as mulheres têm essa características”, analisou, reforçando que elas também são mais detalhistas e, principalmente, mais preocupadas com a limpeza e a aparência do serviço.

 

 

Artur Quintella acrescenta ainda que 70% dos matriculados estão concluindo os cursos do Colher na Massa. “Apesar de não ser uma situação desejada, esse índice mostra que os cursos têm uma aceitação razoável e que a maioria dos alunos está engajada na conclusão da qualificação”, disse, informando que a previsão é encerrar o ano com 786 matrículas e 544 formandos nos cursos oferecidos no âmbito do projeto, já contando as duas turmas de encanador e as três turmas de carpinteiro que serão realizadas até dezembro deste ano.

 

 

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destaca que os cursos oferecidos no âmbito do Projeto Colher na Massa atendem pesquisa de demanda realizada entre outubro de 2007 e janeiro de 2008 pelo Senai e que apontou necessidade de 33 mil trabalhadores qualificados até 2010, sendo que desse total 25%, ou 8.250 pessoas, ocupariam vagas no setor da construção civil. “O certificado do Senai é uma referência para quem busca a inserção no mercado de trabalho. Por isso nos preocupamos em também buscar parcerias sólidas como o Governo do Estado e o Sinduscom que estão empenhados em dar oportunidade para os trabalhadores”, reforçou.

 

 

Filão

 

 

O instrutor do curso de pedreiro, Marcos Vinícius de Andrade, ressalta que a área da construção civil no Estado está crescendo muito e esse pode ser um grande filão de mercado para quem estiver qualificado. “O Estado está se desenvolvendo e os governos de todos os âmbitos estão com programas sociais que priorizam a construção de imóveis. Isso significa oportunidade de trabalho para quem está pronto para encarar desafios”, reforçou.

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos