Estrutura pleiteada há uma década, a Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) ganha status de batalhão, com mais uma unidade em Campo Grande e efetivo que pode ser até seis vezes maior. “Será um tropa diferenciada, com estrutura para atender casos de alta complexidade, como possíveis rebeliões em presídios, marginais homiziados (escondidos no mato), explosivos e atendimento a reféns, por exemplo,”, afirma o major Marcos Paulo Gimenez, comandante da companhia.
Segundo o major, desde o início das ações da Cigcoe, os policiais sustentavam a ideia de se transformar em Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), com mais armamento e treinamento especial aos servidores. “Nós temos profissionais formados em São Paulo, no Paraná e Espírito Santo, sendo que eles é quem vão ministrar as aulas agora, inclusive para a nova remessa que virá com o concurso em andamento”, explica o major.
Tropa de choque - As aulas, previstas para durarem quatro semanas e com início previsto para segunda-feira (9), serão de controle de distúrbios civis. “Os policiais atuarão como uma tropa de choque, sendo as primeiras aulas de operacionalização e desobstrução em rodovias”, explica o major.
Até o momento, de acordo com a Polícia Militar, eram 16 batalhões e 6 companhias indepedentes, sendo que agora serão 19 batalhões e 5 companhias. Além do Bope, os novos batalhões incluem a “Polícia de Choque” e o “Batalhão da Polícia de Trânsito”.
Já o Bope e a Cigcoe deixarão de atender somente a Capital para prestar serviço também ao interior do Estado. O Batalhão de Trânsito subsitui a Ciptran (Companhia de Polícia Independente de Trânsito).
Novo comandante - Segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, eventos excepcionais como invasões de terras e conflitos indígenas também serão atendidos por tais policiais. O Bope será coordenado pelo tenente-coronel Luiz Antônio Sá Braga e hoje serão assinados três decretos que criam os batalhões.
Por questão de segurança e estratégica, o efetivo não terá divulgação. A 1ª Cia será a Guarda e Escolta em Campo Grande; a 2ª será a Cia de Bonito, a 3ª Cia em Maracaju, que também atende Nova Alvorada. Já a 4ª Cia será em Amambaí, para atender também a cidade de Coronel Sapucaia e por último a Cia de Chapadão de Sul, a 321 quilômetros da Capital.
Os eventos fazem partes das comemorações de 178 anos da PM/MS, com solenidades e eventos que seguem até o dia 30 de setembro.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Movimento Popular de Luta bloqueia BR-267 em Nova Alvorada do Sul em protesto por reforma agrária

Veja quem precisa declarar o imposto de renda em 2025

MS participa de Fórum BR com debate sobre avanços e perspectivas para o planejamento dos Estados

Receita começa a receber nesta segunda declarações do Imposto de Renda

Baile de Aleluia promete agitar Vicentina com show de Pepe Moreno e baile com Diassis e Banda
Mais Lidas

Jovem luta para concluir curso técnico em enfermagem enquanto cuida da avó acamada e dos filhos

40ª Romaria de Fátima do Sul a Aparecida do Norte aconteceu neste final de semana

Muita tristeza na despedida da jovem Angélica de Fátima do Sul

Câmara Municipal de Fátima do Sul aprova criação da Associação de Brigadistas em votação unânime
