Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 27 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Cigcoe aplica curso de Patrulhamento Tático Motorizado e qualifica policiais de MS

5 Abr 2011 - 07h35Por Notícias MS

Começou o curso de Patrulhamento Tático Motorizado realizado pela Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe). O curso tem o objetivo de capacitar e treinar os policiais para o Patrulhamento Tático nas ruas trabalhando na preparação dos integrantes para o primeiro atendimento e atuação em ocorrência de crise. O principal objetivo da capacitação é desempenhar e instruir a prática das atividades que a Companhia  de Gerenciamento de Crises realiza em todo o Estado.

A grade curricular do curso possui 400 horas/aulas, com atividades no período integral aliando teoria e prática. Além do trabalho nas ruas, o curso tem foco no patrulhamento ostensivo em áreas de alto risco; apoio a ações policiais de risco; e suporte técnico em ocorrências de alto grau de periculosidade. Segundo o comandante da Cigcoe, major Silva Neto, para a capacitação os participantes foram escolhidos através de testes de aptidão física e devem integrar a tropa de Patrulhamento Tático Motorizado.

Cerca de  45 integrantes recebem os conhecimentos de Patrulhamento Tático, entre eles, representantes do Exército, Base Aérea,  Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e soldados da Polícia Militar que atuam em batalhões da  Capital e no interior do Estado – integrantes de Aquidauana, Dourados e Naviraí. “Além de aumentar o grau de profissionalismo dos participantes,  o curso propõe uma difusão de técnicas através da participação de outras instituições”, explica o comandante Silva Neto, que se refere ao resultado dessa difusão em pontos positivos para a sociedade. “Ganha o policial, ganham as instituições envolvidas e principalmente a sociedade civil”, enumera.

Conforme a grade do curso,  além das aulas práticas aplicadas na cidade, os alunos também participam de algumas atividades em uma fazenda, onde os integrantes recebem instruções de sobrevivência policial. Entre as disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso estão: Direitos Humanos, Gerenciamento de Crises, Técnicas em Negociação Policial, Legislação Aplicada, Uso Progressivo da Força, Socorros de Urgência, Técnicas não–letais, Procedimentos em Ocorrência com explosivos e Técnicas de Patrulha Urbana e Rural.

Treinamento do Curso de Patrulhamento Tático  na área rural também foi realizado em 2010 (foto)

O curso teve o início na manhã desta segunda-feira, com atividades na sede da Cigcoe. De acordo com o comandante da unidade, o treinamento deve durar cerca de  45 dias com previsão de término no final do mês que vem. “Com capacitações qualificadas estamos profissionalizando cada vez mais o policial que está trabalhando direto nas ruas, principalmente em ocorrências de crise”, finaliza o comandante.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

SUA SAÚDE
Carnes de bichos selvagens podem transmitir parasitas, vírus e até matar
SEU BOLSO
Petrobras reajusta gasolina e diesel em 5% a partir desta quarta-feira
SONHOS INTERROMPIDOS
Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
UTI LOTADAS
13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto
VIRUS A SOLTA
Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
FATALIDADE
Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço
GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo