Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Cigcoe aplica curso de Patrulhamento Tático Motorizado e qualifica policiais de MS

5 Abr 2011 - 07h35Por Notícias MS

Começou o curso de Patrulhamento Tático Motorizado realizado pela Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe). O curso tem o objetivo de capacitar e treinar os policiais para o Patrulhamento Tático nas ruas trabalhando na preparação dos integrantes para o primeiro atendimento e atuação em ocorrência de crise. O principal objetivo da capacitação é desempenhar e instruir a prática das atividades que a Companhia  de Gerenciamento de Crises realiza em todo o Estado.

A grade curricular do curso possui 400 horas/aulas, com atividades no período integral aliando teoria e prática. Além do trabalho nas ruas, o curso tem foco no patrulhamento ostensivo em áreas de alto risco; apoio a ações policiais de risco; e suporte técnico em ocorrências de alto grau de periculosidade. Segundo o comandante da Cigcoe, major Silva Neto, para a capacitação os participantes foram escolhidos através de testes de aptidão física e devem integrar a tropa de Patrulhamento Tático Motorizado.

Cerca de  45 integrantes recebem os conhecimentos de Patrulhamento Tático, entre eles, representantes do Exército, Base Aérea,  Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e soldados da Polícia Militar que atuam em batalhões da  Capital e no interior do Estado – integrantes de Aquidauana, Dourados e Naviraí. “Além de aumentar o grau de profissionalismo dos participantes,  o curso propõe uma difusão de técnicas através da participação de outras instituições”, explica o comandante Silva Neto, que se refere ao resultado dessa difusão em pontos positivos para a sociedade. “Ganha o policial, ganham as instituições envolvidas e principalmente a sociedade civil”, enumera.

Conforme a grade do curso,  além das aulas práticas aplicadas na cidade, os alunos também participam de algumas atividades em uma fazenda, onde os integrantes recebem instruções de sobrevivência policial. Entre as disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso estão: Direitos Humanos, Gerenciamento de Crises, Técnicas em Negociação Policial, Legislação Aplicada, Uso Progressivo da Força, Socorros de Urgência, Técnicas não–letais, Procedimentos em Ocorrência com explosivos e Técnicas de Patrulha Urbana e Rural.

Treinamento do Curso de Patrulhamento Tático  na área rural também foi realizado em 2010 (foto)

O curso teve o início na manhã desta segunda-feira, com atividades na sede da Cigcoe. De acordo com o comandante da unidade, o treinamento deve durar cerca de  45 dias com previsão de término no final do mês que vem. “Com capacitações qualificadas estamos profissionalizando cada vez mais o policial que está trabalhando direto nas ruas, principalmente em ocorrências de crise”, finaliza o comandante.  

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS