domingo, 16 de maio de 2021

Cientistas descobrem sistema com pelo menos 5 planetas

25 Ago 2010 - 16h30Por R7

Os astrônomos do ESO (Observatório Europeu Austral) no Chile anunciaram a descoberta de um sistema de cinco - talvez sete - planetas que orbitam uma estrela semelhante ao Sol.

Se for confirmada a existência de outros dois planetas, este sistema seria semelhante ao nosso Sistema Solar pelo número de planetas (o nosso tem oito), segundo um comunicado do ESO.

Christophe Lovis, principal autor do artigo que apresenta os resultados da descoberta, comentou a novidade.

- Encontramos o que provavelmente é o sistema com o maior número de planetas até agora descoberto. Essa notável descoberta evidencia igualmente o fato de que entramos agora numa era da investigação dos exoplanetas [planetas em órbita de uma estrela diferente do Sol]: o estudo de sistemas planetários complexos. E já não apenas de planetas individuais.

Os astrônomos utilizaram o espectrógrafo HARPS instalado no telescópio de 3,6 m do ESO em La Silla, no Chile, para estudar durante seis anos a estrela parecida com o Sol, a HD 10180, situada a 127 anos-luz [distância percorrida pela luz em um ano no vácuo] da Terra, na constelação de Hidra Austral.

Graças às 190 medidas individuais do HARPS, os astrônomos detectaram um ínfimo movimento da estrela, fruto da atração gravitacional complexa de cinco ou mais planetas.

Os cinco sinais mais fortes correspondem a planetas de massa parecida com a de Netuno (que tem massa de 13 a 25 vezes maior que a terrestre), em órbita da estrela com períodos de 6 a 600 dias. As distâncias que separam esses planetas de suas estrela vão de 0,06 a 1,4 vez a distância entre a Terra e o Sol.

Os cientistas enfatizam que também têm boas razões para achar que estão presentes outros dois planetas.

Um deve ser um planeta tipo Saturno (com uma massa mínima de 65 massas terrestres), que gire em torno da estrela em 2.200 dias.

O outro deve ser o planeta de menor massa já descoberto. Ele tem 1,4 vez a massa terrestre, e situado muito perto de sua estrela, a apenas 2% da distância entre a Terra e o Sol. Um ano nesse planeta duraria apenas 1,8 dia terrestre.

Esse novo planetário descoberto em torno do HD 10180 é único, explica o ESO.

- Com não menos de cinco planetas do tipo Netuno repartidos numa distância equivalente à órbita de Marte, a região interna desse sistema está mais povoada que a do nosso Sistema Solar e contém muito mais planetas de grande massa.

Até agora, os astrônomos conheciam 15 sistemas com três planetas pelo menos. O último que ostentava o recorde (55 Cancri) continha cinco planetas, dois deles gigantes.