Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 17 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

CIA monitorou Bin Laden de casa vizinha durante meses, diz jornal

6 Mai 2011 - 07h21Por Folha On Line

A CIA tinha uma casa oculta na cidade paquistanesa de Abbottabad para um pequeno grupo de espiões que vigiaram exaustivamente durante meses os movimentos da residência na qual foi assassinado o terrorista Osama bin Laden, informou nesta quinta-feira o diário "The Washington Post" em sua edição digital.  

O diário, que cita uma fonte oficial que pediu anonimato, indica que a casa secreta da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) foi utilizada como base de operações para uma das missões de inteligência "mais delicadas" da história recente da agência de espionagem.

O funcionário explicou que o grupo tinha uma rede de informantes paquistaneses e "outras fontes" que ajudaram a estabelecer um padrão dos costumes e das atividades diárias dos moradores do complexo no qual Bin Laden se escondia.

O trabalho de vigilância no terreno foi parte da informação de inteligência que levou os Estados Unidos a concentrarem sua atenção no imóvel, que desde agosto foi rastreado de todas as formas possíveis, desde imagens via satélite até escutas para identificar as vozes no interior.

O esforço foi tão intenso e custoso que a CIA acudiu ao Congresso em dezembro para assegurar-se de que contaria com centenas de milhões de dólares dentro do orçamento da agência para financiar a operação, indicou o funcionário.

A maioria do operacional de vigilância continuou em andamento até que na segunda-feira Bin Laden foi assassinado em uma operação que contou com os comandos especiais americanos conhecidos como Navy Seal.

Segundo o funcionário, a casa oculta foi fechada desde então, em parte pela preocupação com as propriedades da CIA após a intervenção, mas também porque a agência dá o trabalho por concluído.

"O trabalho da CIA era detectar e posicionar", disse a fonte, utilizando a terminologia empregada pelos membros das forças de operações especiais para identificar e localizar um alvo de alta prioridade.

"O trabalho de inteligência foi tão completo como tinha de ser, e correspondia aos militares abaterem com o alvo", concluiu.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
HORROR NA NOITE
Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
DOR E DESCASO
Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério
SEUS DIREITOS
Trabalhador afastado por Covid-19 tem direito a auxílio-doença do INSS
COM DESCONTOS
Veja as opções de pagamento do IPVA com desconto
CASA PRÓPRIA
Casa Verde e Amarela substitui Minha Casa Minha Vida com opção para renegociar dívidas e menos juros
FINALISTA LIBERTADORES
Santos atropela Boca Jr e terá o Palmeiras numa final Brasileira
TRAGÉDIA NA PONTE
Motorista morre após caminhão cair de ponte