Menu
SADER_FULL
segunda, 27 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Chuvas na região serrana eleva preço do tomate em 64,36%

25 Jan 2011 - 17h34Por Portal R7

A inflação na cidade do Rio de Janeiro segue sua tendência de alta. O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S/Rio de Janeiro) aumentou 1,43%, na pesquisa realizada na terceira semana de janeiro de 2011. A alta nos preços no Rio foi puxada, principalmente, pelo aumento nos preços do tomate, de acordo com as informações divulgadas nesta terça-feira (25) pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Na semana em questão, o tomate foi o item mais caro, com 64,36% de aumento, seguido pela cenoura (43,66%), pelo curso de ensino médio 7,07%, pelo curso de ensino fundamental (6,85%) e pelo curso de ensino superior (3,31%).

A alta nestes itens de alimentação – segmento responsável pela inflação brasileira no ano de 2010 – é decorrente da tragédia na região serrana fluminense - importante polo de produção hortícola do Brasil e o maior do Estado do Rio de Janeiro. Em relação ao total da produção estadual, a região responde por 79% da cenoura e 28% do tomate, segundo levantamento feito pelos pesquisadores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da Embrapa, Pierre Nicholas Grisel e Renato Linhares de Assis, respectivamente.

Segundo a FGV, nesta edição, três das sete classes de despesas que compõem o índice registraram aceleração em suas taxas de variação, (ou seja, ficaram mais caras) entre as quais se destacam os grupos: Educação, Leitura e Recreação e Despesas Diversas, cujas taxas passaram de 2,79% para 3,61%, e de 1,14% para 1,52%, respectivamente.

Por outro lado, o limão ficou 25,64% mais barato, o valor da passagem aérea caiu 11,72%, a tarifa de táxi teve redução de 5,21%, o feijão-preto (-4,93%) e a alcatra (-2,20%).

Leia Também

DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"