Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Chuvas já causaram sete mortes no Sul do país

20 Nov 2009 - 14h52Por Uol

As fortes chuvas que têm atingido a região Sul do país já causaram sete mortes. A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na manhã desta sexta-feira (20) a primeira morte provocada pelo vendaval que atingiu o Estado na tarde da última quinta-feira (19).

Albertina Suete Escremin, 56, foi atingida pela queda de uma árvore de eucalipto em Tubarão (SC). Ela foi hospitalizada, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada desta sexta.

Pouco antes, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul havia confirmado a sexta morte em consequência dos temporais que atingiram o Estado. Trata-se de um morador da cidade de Cidreira (RS) que morreu em decorrência da queda de um muro.
Quatro das seis mortes no RS ocorreram na região metropolitana de Porto Alegre. Na capital, uma mulher foi atingida pela queda de um muro na zona norte. Marilu Santos de Azambuja, 37, voltava para o trabalho depois do horário de almoço quando a fachada de uma distribuidora de parafusos desabou.

A polícia não descartou a hipótese de que mais pessoas estejam soterradas sob os escombros do muro. Na zona sul, Jorge Marcelo de Brito Camargo, 39 anos, morreu ao ser atingido por uma árvore que caiu com a força do vento. Ele estava em casa quando foi atingido.
Em Canoas, um operário também foi atingido pela queda de um muro e morreu na hora. Eduardo da Silva Berneira, 19, trabalhava na reforma de um posto de gasolina. No mesmo município, um sargento da Aeronáutica morreu enquanto manejava uma motosserra para cortar uma árvore caída dentro do terreno do 5º Comando Aéreo Regional (Comar). Até a noite desta quinta-feira, o nome dele e a circunstância do acidente não haviam sido divulgados. Mais de 70 árvores caíram na cidade.

Em Capivari do Sul, no litoral, o agricultor Pedro da Silva Rosa, 60, foi morto na tarde de ontem ao ser atingido na nuca por uma árvore quando dirigia um trator.

O coordenador-geral da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Fernando Santos Carlos, acredita que algumas das mortes poderiam ter sido evitadas se as pessoas estivessem mais atentas aos riscos. "Se as pessoas tivessem tido uma visão diferente, poderiam quem sabe ter evitado essas mortes. A gente tem trabalhado bastante ao longo desse ano, no que diz respeito à capacitação, tanto da população quanto de gestores públicos dos municípios. De trabalhar a percepção do risco do indivíduo."

De acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), é comum o grande volume de chuvas nesse período do ano. Para o final de semana, o centro prevê mais temporais no estado, inclusive com descargas elétricas, raios, ventos fortes e granizo.

Estragos
Segundo relatório divulgado pela Defesa Civil-SC, há 20 municípios atingidos. "Houve queda de energia, principalmente nas redes de baixa tensão, queda de postes, árvores e destelhamento de casas", explica o gerente da Defesa Civil, major Emerson Emerim.
Cerca de 700 residências foram danificadas com o mau tempo em todo Estado e quatro pessoas ficaram feridas.

No Rio Grande do Sul, cerca de 10 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas devido às recentes enxurradas e aos vendavais, conforme levantamento feito na manhã desta sexta-feira (20) pela Defesa Civil. Ainda na manhã de hoje mais de
160 mil pessoas estão sem fornecimento de energia elétrica.

No Paraná, uma forte chuva atingiu Curitiba (PR) na noite desta quinta-feira (19) e causou alagamento em vários pontos da cidade. No bairro Campo Comprido, na Rua Eduardo Sprada, uma ponte sobre o Rio Mossunguê caiu e abriu uma cratera. Dois carros caíram na água e um terceiro veículo foi arrastado.

O Corpo de Bombeiros procura um casal que estaria desaparecido desde a noite de ontem, eles estariam em um dos carros que caiu no buraco aberto pela ponte, o veículo já foi encontrado.

A Copel (Companhia Paranaense de Energia) informou que 170 mil imóveis ficaram sem luz em Curitiba, Região Metropolitana e em parte do Litoral do Estado durante a noite. O principal problema foi mesmo na capital, com 120 mil pontos sem energia, o que corresponde a 10% dos consumidores, destes, 2.000 residências continuam sem energia elétrica na manhã desta sexta (20).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!
REECONTRO
Irmãos separados por adoção se reencontram por acaso após 10 anos

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão