Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Chuvas estão sendo proveitosas para a reprodução natural

27 Jan 2010 - 15h52Por Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Enquanto as chuvas que caem no Estado prejudicam as famílias ribeirinhas e os acessos na zona rural, pelo menos para a natureza a precipitação pluviométrica está sendo útil.

A época da cheia favorece a reprodução dos peixes e garante alimentação e refúgio à fauna aquática. É o que diz a gerente de Recursos Pesqueiros e Fauna do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Francisca Albuquerque.
 
Segundo ela, apenas daqui a dois anos poderá ser percebido se a cheia deste ano ocasionará um aumento dos recursos pesqueiros, já que as estatísticas levam em conta o ciclo de reprodução das espécies, respeitando o tempo necessário para que os peixes alcancem tamanhos determinados para reproduzirem-se.

Francisca explica também que o Imasul, através de seus escritórios em várias cidades do interior, como Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana, Miranda, entre outras, e sua sede, em Campo Grande, acompanham periodicamente a migração dos peixes, garantindo o pleno cumprimento do ciclo de reprodução e repovoamentos dos rios sem intervenções humanas.

“Além disso, mantemos comunicação frequente com a Polícia Militar Ambiental e pescadores profissionais em todo o Estado”, relata Francisca.

“No ano passado, por exemplo, tivemos de prorrogar a piracema por 15 dias, pois nossas equipes constataram que havia espécies que não tinham se reproduzido no último mês da piracema, como o pintado, que é a última espécie a se reproduzir”, revela Francisca.

Para os pescadores amadores e profissionais, a decisão pode não ter sido muito agradável, mas a mudança na data de liberação da pesca garantiu a reprodução natural da espécie na bacia pantaneira.

Pesque e solte
A partir de 1º de fevereiro fica permitida a pesca na modalidade “pesque e solte”, ou pesca esportiva, somente no rio Paraguai e com petrechos permitidos.

É obrigatório, porém, que o pescador amador tenha em mãos a licença de pesca e a carteira de identidade. A licença pode ser adquirida em agências do Banco do Brasil ou pela internet, no endereço www.imasul.ms.gov.br/lic_pesca.php

 

Desde o início de novembro de 2009, a pesca está proibida em todos os rios do Estado e a proibição continua até o dia 28 de fevereiro de 2010. Há exceções para o rio Paraná, onde é permitida a captura de espécies exóticas, como porquinho, corvina, tilápia, tucunaré, etc. A pesca amadora só será liberada nos rios do Estado em sua totalidade a partir de 1º de março. A Polícia Militar Ambiental lembra que os infratores estão sujeitos à multa, apreensão de equipamento, (inclusive veículos e embarcações) e até prisão.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS