Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de maio de 2021
Busca
Brasil

Chuva irregular atrasa semeadura de soja na região dos Chapadões

14 Out 2010 - 14h35Por Dourados Agora

O início da semeadura da cultura da soja na safra 10/11 está sendo prejudicado pela falta de chuvas na região dos Chapadões, e quando comparada com a safra passada, a área semeada nesta mesma época (primeira quinzena de outubro) caiu de 40 para 20% devido as irregularidades de chuvas que vem ocorrendo na região.

O produtor rural precisa tomar algumas precauções perante as condições adversas neste início de plantio para atingir boas produtividades na colheita como: determinar a germinação real das sementes de soja e assim fazer a regulagem das semeadoras para obter estandes de plantas recomendados de acordo com a época e a cultivar. Adquirir sementes de fontes idôneas com certificação; tratar as sementes com produtos registrados no ministério da agricultura para diminuir as perdas por pragas e doenças iniciais são práticas também recomendadas.

Com o atraso da safra de soja, as áreas destinadas para plantio de safrinha com milho e algodão após a colheita da soja serão também prejudicadas, pois as épocas ideais de semeadura em safrinha são na segunda quinzena de janeiro para o algodão e início de fevereiro para a cultura do milho. Já para culturas mais resistentes a estresses hídricos como sorgo e girassol o efeito deste atraso é menor, pois as épocas de semeadura em safrinha para ambas as culturas são na segunda quinzena de fevereiro e primeira de março.

Vale ressaltar, que o período ideal para as principais cultivares que estão sendo plantadas na região dos Chapadões compreende entre os dias 20 de outubro a 10 de novembro, onde nesta época o maior potencial produtivo é explorado pelas cultivares. Portanto, os objetivos maiores por épocas antecipadas de semeadura são: aproveitamento de áreas destinadas para safrinha após a colheita de soja precoce (não ultrapassar 30% da área) e ainda uma ferramenta no manejo da ferrugem para que maiores severidades da doença não coincidam com início de florescimento e enchimento de grãos, diminuindo assim o número de aplicações de fungicida.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Divulgação/Instagram LUTO NA MÚSICA
MC Kevin morre aos 23 anos no Rio de Janeiro
SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe