Menu
SADER_FULL
quarta, 27 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Chuva de 15 dias prejudica estradas em MG

22 Dez 2006 - 17h40

Os motoristas que vão viajar neste feriado prolongado de Natal devem ficar atentos às condições das rodovias, bastante danificadas pela chuva que caiu durante quinze dias em todo o estado de Minas Gerais.

Segundo o Departamento Estadual de Rodagens, DER, 14 estradas estão bloqueadas devido à queda de pontes e barreiras. E outras 24 com o trânsito fluindo de forma precária. Muitas localidades, principalmente das regiões Leste e Norte do estado estão isoladas.

Em Cantagalo, no leste, uma cratera com cerca de 50 metros destruiu a MG-314, única estrada asfaltada que liga a cidade à Governador Valadares. Nove municípios e pelos menos 75 mil pessoas foram afetadas. Uma passarela para pedestres está sendo construída no local. Para os motoristas, o desvio de 200 km, é feito por uma estrada de terra que passa por São Pedro do Suaçuí.

Em Governador Valadares, 175 km de estradas estão danificados. A Secretaria Municipal de Obras e Viação começou a limpeza dos distritos rurais, onde as estradas continuam precárias. Os prejuízos com as chuvas ultrapassam os R$ 14 milhões.

Em Lambari, no sul de Minas, os moradores cansados de sofrer com os prejuízos da chuva resolveram se unir e, com dinheiro do próprio bolso, promoveram uma operação tapa-buraco, no trecho da BR-460 que dá acesso a cidade que é uma estância turística. Serão 18 km de reforma. Há três anos, os moradores realizaram o primeiro tapa-buracos, também com recursos próprios.

E a Polícia Rodoviária Federal, prevendo um aumento de 30% no fluxo de veículos devido à crise nos aeroportos, iniciou hoje a Operação Natal, que vai até a meia-noite do dia 25/12. Para dar mais segurança aos motoristas, o policiamento e a fiscalização serão intensificados. Além dos cuidados normais, como revisão do veículo, obedecer a sinalização, usar os equipamentos de segurança e nunca dirigir embriagado, a PRF pede atenção aos condutores principalmente nas principais estradas mineiras, as BR´s 381, 040, 262, 116, onde acontecem o maior número de acidentes.

"Destacamos sempre a saída da BR-381 para Vitória (Espírito Santo), onde o trecho inicial de 100 quilômetros é muito sinuoso, com mais de 200 curvas e o motorista deve tomar muito cuidado porque é um trecho muito crítico. A 262 é pista simples, sinuosa, e a 040, sentido Rio de Janeiro, e a Fernão Dias, para São Paulo, que são duplicadas, mas o que percebemos é que os motoristas abusam da velocidade", afirmou Matheus Horta, sub-chefe de comunicação social do órgão.

 

 

Terra Redação

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Julgue com justiça
LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos