Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 21 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Chuva da trégua e produtores aceleram a colheita em Fátima do Sul

Com a estiagem dos últimos dias, a colheita avançou em Fátima do Sul

26 Fev 2011 - 07h00Por Fátima News

Produtores de Fátima do Sul já começaram a colher a soja e estão com boas expectativas de rendimento. Mesmo com o longo período de chuvas, que acabou atrasando a colheita, as perdas não deve ser significativas.

A expectativa para os próximos dias é de clima muito bom propicio para a colheita. Os produtores esperam, nesta safra, uma média acima dos índices de rendimento apresentados pelos prognósticos para Mato Grosso do Sul.


De acordo com estimativas do engenheiro agrônomo, Ângelo Ximenes, a região da Grande Dourados não devem ter rendimento médio abaixo de 3.180 kg/ha, número superior do apresentado na estimativa do IBGE (2.900 kg/ha) e da Conab (3.050 kg/ha) para o Estado.


Mesmo sem grandes perdas, as lavouras acabaram um pouco prejudicadas com o excesso de chuva de fevereiro. A semeadura do milho safrinha, por exemplo, está atrasada. Por enquanto, a previsão é de que o tempo colabore com a colheita, que deve seguir até o meio de março. Se isso se confirmar, os produtores terão muitos motivos para comemorar os resultados da safra de soja 2010/11, afirmam os especialistas.

SUPER SAFRA

A chuva que preocupou na colheita também foi aliada durante o plantio de soja. As precipitações vieram na dose certa durante a germinação das sementes e no desenvolvimento da planta nesta safra.

Com isso, a expectativa é de que a região da Grande Dourados tenha resultados positivos na safra de verão e que os produtores tenham um ótimo lucro, por conta dos preços elevados até as vésperas da colheita.

De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) a produção de soja nesta safra deve ser 7,1% superior à safra passada, saltando de 5,3 milhões de toneladas para 5,6 milhões em MS. A área plantada também aumentou de 1,71 milhão para 1,86 milhão, um acréscimo de 8,9%.

Levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que produção de soja na safra 2010/11 deve chegar a 5,08 milhões de toneladas plantadas em uma área de 1,75 milhão de hectares. Com informações do Diário MS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro
PROVA DO ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos