Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

China abre mercado para exportação de carne de MS

15 Jan 2010 - 07h15Por Mídia Max / Ítalo Zikemura

 
A Embaixada Brasileira em Pequim, capital chinesa, enviou documento ao governo do Estado em que reconhece as áreas livres da febre aftosa do Brasil, de acordo com a OIE (Organização Internacional e Epizootias). Mato Grosso do Sul está incluído na lista, pois recuperou o status de área livre com vacinação em julho de 2008.
Com o reconhecimento, o Estado tem passe livre para exportar carne bovina ao principal mercado consumidor do planeta, com população de 1,3 bilhão de habitantes. De acordo com o documento assinado pelo Embaixador Clodoaldo Hugueney, “com a elevação do padrão de vida, o consumo de carne tem aumentado na China”. O embaixador ressalta ainda o potencial da produção agropecuária brasileira e “espera-se para os próximos anos um grande crescimento das importações chinesas de carne”.

No ano passado, uma missão chinesa esteve no Estado, visitando propriedades e conhecendo o sistema de produção. Atualmente, Mato Grosso do Sul é o 2º no Brasil em rebanho de fêmeas.

Das 4.424 toneladas de carne bovina importadas pela China em 2008, 55% vieram da Austrália, 40% do Uruguai e 5% da Nova Zelândia, com o Brasil exportando apenas 33 toneladas. No primeiro semestre do ano passado, foram importadas 6.001 toneladas, sendo 412 do Brasil.

Credenciamento

Para poder exportar ao mercado chinês, o produtor rural deve apresentar conjunto de informações técnicas e documentos, de acordo com o solicitado pela Administração Nacional de Certificação e Acreditação da China (CNCA). Os dados solicitados são enviados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que encaminha ao CNCA.

Dependendo da avaliação do departamento chinês, a aprovação pode ser imediata, bem como podem ser solicitadas informações complementares. Porém, as autoridades sanitárias da China podem realizar visitas in loco, para examinar as condições do estabelecimento que está se credenciando.

De acordo com a Seprotur, uma missão chinesa deve retornar ao Estado em 2010 para habilitar as plantas frigoríficas de Mato Grosso do Sul com condições para exportação.

Com informações do site Notícias MS.

Leia Também

ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso