Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Cheia ameaça 2,4 milhões de cabeças de gado no Pantanal

20 Abr 2011 - 07h15Por Conjuntura Online

Medições feitas pela Marinha em Ladário mostram que o nível do Rio Paraguai já passou dos 4,5 metros na região. As medições servem para acompanhar a cheia do Pantanal, que nesta temporada já atinge números recordes.

Nas fazendas da região, produtores e peões trabalham com pressa para retirar os animais que ainda estão em pastos ilhados, revela reportagem do Globo Rural mostrada nesta segunda-feira (18). A previsão da Embrapa é que 2,4 milhões de cabeças tenham de ser retiradas das propriedades, revelou o programa, que vai ao ar nas primeiras horas da manhã.

O programa mostrou a situação do pecuarista Marcos André, que tem uma fazenda no Pantanal. Ele já retirou mil animais e agora está com a comitiva para levar mais 500 cabeças para uma área arrendada. Do início do ano até agora, revelou que já perdeu vários animais que não resistiram e morreram durante a travessia. Para evitar mais perdas, ele improvisou um curral para embarcar os animais, cita o programa.

Com a subida do rio, que tem registrado altas diárias de mais ou menos 3 cm, aumenta a preocupação e o trabalho de quem tem propriedades no meio do pantanal. Áreas que há muito tempo não eram alagadas, começaram a sofrer com as inundações. O jeito é correr contra o tempo para salvar o gado.

Muitos acessos, como a estrada parque, um dos principais corredores usados pelos pecuaristas, ainda estão interditados, informou o jornalístico da Rede Globo. Os 130 quilômetros da via foram cobertos pela água. Portos situados no meio do Pantanal pararam de operar. Para chegar às áreas alagadas, só mesmo com embarcações.

Comunidades ribeirinhas estão ilhadas. No distrito de Porto Esperança, às margens do Rio Paraguai, muitas casas foram invadidas pela água, ressaltou o programa.

As águas dos rios do Pantanal Norte, em Mato Grosso, começaram a desaguar, lembrou o programa. Entrevistado pelo programa, o pesquisador Carlos Padovani explicou que a descida das águas já está influenciando no volume dos rios pantaneiros. “O Rio Paraguai já está no nível de cheia e ainda deve chegar à fase de pico”, avaliou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente