Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Chega a 12 o número de farmácias fechadas pela Anvisa em Dourados

3 Fev 2011 - 18h02Por Dourados Agora

Já chega a 12 o número de farmácias fechadas em Dourados na Operação "Erva Daninha", da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, Conselho Regional de Farmácia em Mato Grosso do Sul – CRF/MS, vigilâncias sanitárias estadual e municipal e Polícia Federal.

A operação que têve início na quarta-feira prossegue até nesta sexta-feira. Somente na tarde de quarta-feira nove farmácias foram interditadas e foi efetuada uma detenção.

A maioria das interdições foi motivada pela ausência de autorização de funcionamento pela Anvisa, pelo comércio de produtos contrabandeados, produtos hospitalares proibidos em farmácias, embalagens violadas e fracionadas de forma irregular e produtos controlados (tarja preta) sendo comercializados sem a presença do farmacêutico no estabelecimento, configurando tráfico ilícito de drogas.

Dourados conta atualmente com 98 estabelecimentos farmacêuticos. Destes 53, o que corresponde a 49%, estão regulares, 25 (25%) farmácias estão irregulares pela falta de certidão de regularidades, 12 (12%) estão irregulares por não apresentar farmacêutico habilitado e outros oito estabelecimentos estão clandestinos, ou seja, sem registro no CRF/MS e sem farmacêutico responsável.

A iniciativa da operação “Erva Daninha”, que teve inicio em uma primeira operação em outubro de 2010 em Campo Grande e agora em Dourados, foi da Anvisa, que requisitou o apoio logístico (veículos e fiscais) do CRF/MS e colaboração das vigilâncias sanitárias.

Como parte da operação, no dia 04 (sexta-feira), das 8h30 às 12h30, no salão de Eventos Unigran, o CRF/MS realiza ainda a palestra “Combate aos Produtos Clandestinos”. Já no período da tarde, o presidente do Conselho, Ronaldo Abrão participa de uma mesa redonda, na Associação Comercial de Dourados, às 15h onde estarão convidados representantes do setor farmacêutico, empresários, candidatos a prefeito de Dourados, imprensa e outros.

Para apresentar o resultado final da operação, com todos os detalhes, o presidente do CRF/MS, Abrão atenderá a imprensa após a mesa redonda, acompanhado de representantes da Anvisa e dos demais órgãos envolvidos na operação.

 

Erva Daninha

A operação “Erva Daninha”, foi realizada o ano passado, na Capital, entre os dias 28 e 29 de setembro. Foram fiscalizadas farmácias de diversos bairros da capital, como Zé Pereira, Panamá, Planalto, Nova Lima, Amambaí e centro, entre outros bairros da cidade.

Ao todo, mais de 20 farmácias foram fiscalizadas, sendo que, destas, 11 apresentaram irregularidades, que variavam entre falta de registro no CRF, ausência de farmacêutico responsável, venda de medicamento contrabandeado, vencido ou adulterado, venda de medicamento controlado sem retenção de receita ou com receita adulterada ou falsificada, aplicação de injetáveis sem receita, venda de medicamentos sem registro e até comercialização de medicamentos de uso restrito hospitalar, entre uma diversidade de irregularidades que colocam em risco a saúde da população.

Um dos casos mais graves ocorreu com a descoberta de uma fábrica de medicamentos, um chá conhecido como “Raizada do Pantanal”, fabricado em local clandestino, sem qualquer condição de higiene, péssimas condições de manipulação e armazenamento e sem qualquer registro para o funcionamento da fábrica e para a confecção deste tipo de produto.

Apenas essa etapa da fiscalização resultou na apreensão de quase uma tonelada de produto irregular, a interdição do local e a prisão em flagrante do proprietário da fábrica

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos