Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 25 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Chega a 12 o número de farmácias fechadas pela Anvisa em Dourados

3 Fev 2011 - 18h02Por Dourados Agora

Já chega a 12 o número de farmácias fechadas em Dourados na Operação "Erva Daninha", da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, Conselho Regional de Farmácia em Mato Grosso do Sul – CRF/MS, vigilâncias sanitárias estadual e municipal e Polícia Federal.

A operação que têve início na quarta-feira prossegue até nesta sexta-feira. Somente na tarde de quarta-feira nove farmácias foram interditadas e foi efetuada uma detenção.

A maioria das interdições foi motivada pela ausência de autorização de funcionamento pela Anvisa, pelo comércio de produtos contrabandeados, produtos hospitalares proibidos em farmácias, embalagens violadas e fracionadas de forma irregular e produtos controlados (tarja preta) sendo comercializados sem a presença do farmacêutico no estabelecimento, configurando tráfico ilícito de drogas.

Dourados conta atualmente com 98 estabelecimentos farmacêuticos. Destes 53, o que corresponde a 49%, estão regulares, 25 (25%) farmácias estão irregulares pela falta de certidão de regularidades, 12 (12%) estão irregulares por não apresentar farmacêutico habilitado e outros oito estabelecimentos estão clandestinos, ou seja, sem registro no CRF/MS e sem farmacêutico responsável.

A iniciativa da operação “Erva Daninha”, que teve inicio em uma primeira operação em outubro de 2010 em Campo Grande e agora em Dourados, foi da Anvisa, que requisitou o apoio logístico (veículos e fiscais) do CRF/MS e colaboração das vigilâncias sanitárias.

Como parte da operação, no dia 04 (sexta-feira), das 8h30 às 12h30, no salão de Eventos Unigran, o CRF/MS realiza ainda a palestra “Combate aos Produtos Clandestinos”. Já no período da tarde, o presidente do Conselho, Ronaldo Abrão participa de uma mesa redonda, na Associação Comercial de Dourados, às 15h onde estarão convidados representantes do setor farmacêutico, empresários, candidatos a prefeito de Dourados, imprensa e outros.

Para apresentar o resultado final da operação, com todos os detalhes, o presidente do CRF/MS, Abrão atenderá a imprensa após a mesa redonda, acompanhado de representantes da Anvisa e dos demais órgãos envolvidos na operação.

 

Erva Daninha

A operação “Erva Daninha”, foi realizada o ano passado, na Capital, entre os dias 28 e 29 de setembro. Foram fiscalizadas farmácias de diversos bairros da capital, como Zé Pereira, Panamá, Planalto, Nova Lima, Amambaí e centro, entre outros bairros da cidade.

Ao todo, mais de 20 farmácias foram fiscalizadas, sendo que, destas, 11 apresentaram irregularidades, que variavam entre falta de registro no CRF, ausência de farmacêutico responsável, venda de medicamento contrabandeado, vencido ou adulterado, venda de medicamento controlado sem retenção de receita ou com receita adulterada ou falsificada, aplicação de injetáveis sem receita, venda de medicamentos sem registro e até comercialização de medicamentos de uso restrito hospitalar, entre uma diversidade de irregularidades que colocam em risco a saúde da população.

Um dos casos mais graves ocorreu com a descoberta de uma fábrica de medicamentos, um chá conhecido como “Raizada do Pantanal”, fabricado em local clandestino, sem qualquer condição de higiene, péssimas condições de manipulação e armazenamento e sem qualquer registro para o funcionamento da fábrica e para a confecção deste tipo de produto.

Apenas essa etapa da fiscalização resultou na apreensão de quase uma tonelada de produto irregular, a interdição do local e a prisão em flagrante do proprietário da fábrica

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: PMMS/ BMMS BOMBEIROS DE MS NO RS
Com atuação de equipes dos Bombeiros, PM e Defesa Civil, MS continua a apoiar o Rio Grande do Sul
Xadrez MS
Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal
Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área

Mais Lidas

VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Nayara Ferreira, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Brasil
Conheça os finais dos principais personagens de "América"
Foto: Redes SociaisORGULHO DO MS
Campo-grandense é a 1ª e única mulher a pilotar o maior avião da FAB
(Reprodução, Câmeras de Segurança, Redes Sociais)DESPEDIDA
Morre adolescente atingido por caminhonete em cruzamento, família pede ajuda para realizar o enterro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Prepare o guarda-chuvas: com aproximação de frente fria, confira a previsão do tempo