O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ironizou nesta quarta-feira, em Cuba, o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, dizendo que os dois já foram amigos, mas que o brasileiro foi para a direita. Em um discurso durante a inauguração de um monumento em Havana, Chávez falou trechos da conversa de seis horas que teve, na terça-feira, com o colega cubano Fidel Castro - que se recupera de problemas de saúde e está sendo substituído interinamente pelo irmão, Raul Castro, na presidência de Cuba.
O venezuelano disse que ele e Fidel lembraram de uma visita que fizeram ao Brasil, durante a gestão de Fernando Henrique. "Na época que fizemos essa viagem ao Brasil, o presidente era um que parecia ser meu amigo, mas agora parece que anda dizendo por aí que eu sou um tirano", disse.
E completou: "nós já fomos amigos. Mas o ex-presidente Cardoso foi muito pra direita, direitinha".
Gás
Hugo Chávez elogiou a recuperação econômica cubana, dizendo que "é só o começo", e afirmou ter conversado com Fidel Castro sobre o uso de gás venezuelano em Cuba.
"A Venezuela é dona da maior reserva de gás do continente. E cada vez que a gente perfura a terra sai mais gás do que a gente esperava", disse. Por isso, vamos trazer gás em barcos para Cuba, que vai poder usar o produto nos carros, nas casas e nas termoelétricas", completou.
De acordo com Chávez, o gás é fundamental na estratégia da Alternativa Bolivariana para a América (Alba), que ele defende como alternativa à Área de Livre Comércio das Américas (Alca), apoiada pelos americanos.
"A Alba representa cortar as redes do Império (como Chávez chama os Estados Unidos) e nossa união", destacou.
Em seu discurso, Chávez acrescentou que a crise energética levou o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, a defender "essa loucura", se referindo aos biocombustíveis.
O venezuelano, porém, não criticou o etanol brasileiro, como fez em outras vezes.
Terra Redação
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida
Mais Lidas

De Fatima do Sul para Brasília: João Paulo, o estudante que luta por um Brasil mais justo por meio da educação e da política

TRAGÉDIA: Filho mata pai a facadas e esfaqueia o irmão que tentava defender o pai

DESPEDIDA: Amiga chora perda de porteira em acidente 'Diz que foi um pesadelo'

Sonho de ser policial, Heloísa é surpreendida com bolo e passeio de viatura em Fátima do Sul
