Menu
SADER_FULL
segunda, 14 de junho de 2021
Busca
Brasil

Cerca de 79 mil alunos em Mato Grosso do Sul realizam a Prova Brasil

5 Nov 2009 - 13h51Por Notícias.MS

Estudantes do 5º ao 9º ano de escolas públicas com 20 ou mais alunos participam da Prova Brasil – 2009, que acontece entre os dias 9 e 13 de novembro, em Mato Grosso do Sul. A Prova Brasil é uma avaliação aplicada pelo Ministério da Educação (MEC). Além de tornar público o desempenho das escolas, os resultados da Prova Brasil - 2009 serão usados para compor as médias do próximo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Inep define as escolas a partir dos dados coletados pelo Censo da Educação Básica de 2009, não sendo necessário realizar nenhum tipo de adesão. De forma amostral serão avaliados, também, estudantes da rede privada de ensino e alunos do 3º ano do ensino médio das redes pública e privada – esse grupo é chamado Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Em Mato Grosso do Sul, a avaliação abrangerá 79.396 alunos, 2.883 turmas e 781 escolas em todos os municípios. Não fazem parte do recorte da Prova Brasil e Saeb as matrículas em turmas multisseriadas, em escolas que oferecem exclusivamente o ensino especial, na educação de jovens e adultos e em escolas indígenas que não ensinam a língua portuguesa.

As provas avaliam habilidades e competências em Língua Portuguesa (com foco em leitura e interpretação de texto) e Matemática (com foco na resolução de problemas), cujos resultados, previstos para divulgação no primeiro semestre de 2010, comporão as médias do próximo Ideb. 

Como resultado, fornece as médias de desempenho para o Brasil, regiões e unidades da Federação, para cada um dos municípios e escolas públicas participantes, as quais receberão um boletim de desempenho individual e materiais com informações adicionais, exceto o ensino médio que fornece o resultado por rede de ensino. Os boletins também serão disponibilizados no site do Inep para consulta de toda a sociedade.

Os indicadores fornecem o diagnóstico da qualidade do ensino dos sistemas educacionais do País, possibilitando aos gestores tomadas de decisão voltadas à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades de melhoria e aprimoramento da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta