Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Cerca de 38 mil trabalhadores rurais de MS receberam capacitação do Senar

21 Jan 2011 - 06h40Por Da Redação - Fátima News

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) fechou o ano de 2010 com a meta de atendimentos superada em 42,5%. Em todo o Estado, por meio da parceria com os Sindicatos Rurais municipais, o Senar/MS levou conhecimento e informação a 38,4 mil pessoas, sendo que a meta estabelecida para o período era 26,9 mil.

 

 

Agricultura, pecuária, agroindústria, aquicultura, prestação de serviço, extrativismo, silvicultura, alimentação e nutrição, artesanato, cultura, esporte, educação, organização comunitária, saúde, entre outros. No total, foram 2002 ações entre cursos, treinamentos, palestras e capacitações oferecidos gratuitamente em 2010, totalizando uma carga horária de 53,3 mil horas/aula.

 

 

Para o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, a superação de resultados se deve ao investimento em profissionalização dos técnicos e instrutores que atendem ao homem do campo. "O Senar mantém um trabalho constante de atualização e busca de novos focos de atuação, sempre privilegiando as potencialidades de cada região", enfatizou o dirigente.

 

 

Além dos cursos de profissionalização e promoção social, o Senar também investe na realização de ações por meio de Programas Especiais. No ano passado, os 10 programas e projetos executados pelo Senar/MS atenderam 14,9 mil pessoas ligadas à atividade rural. O número representa 28,9% a mais que 2009, quando 10,5 mil trabalhadores rurais receberam qualificação profissional.

 

 

Entre os temas abordados nas capacitações, estão o manejo básico de pastagens, cultivo de plantas medicinais, operação e manutenção de carregadoras de cana-de-açúcar, gestão ambiental, adestramento de equinos, aplicação de medicamentos de bovinos, produção de pólen e culinária básica.

 

 

Para o próximo mês já está prevista a realização de 222 cursos que devem capacitar cerca de 2,5 mil trabalhadores rurais. Esse ano, os cursos do Senar/MS iniciam em todo o Estado a partir de 1° de fevereiro. O Senar mantém um portfólio de 105 cursos diferentes, oferecidos gratuitamente, sob demanda e em parceria com os sindicatos rurais. O calendário de cursos está disponível no endereço eletrônico www.senarms.org.br.

 

 

Sobre o Senar

 

 

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

 

 

 

O Senar está  presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado.

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação