Menu
SADER_FULL
sexta, 17 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Cerca de 38 mil trabalhadores rurais de MS receberam capacitação do Senar

21 Jan 2011 - 06h40Por Da Redação - Fátima News

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) fechou o ano de 2010 com a meta de atendimentos superada em 42,5%. Em todo o Estado, por meio da parceria com os Sindicatos Rurais municipais, o Senar/MS levou conhecimento e informação a 38,4 mil pessoas, sendo que a meta estabelecida para o período era 26,9 mil.

 

 

Agricultura, pecuária, agroindústria, aquicultura, prestação de serviço, extrativismo, silvicultura, alimentação e nutrição, artesanato, cultura, esporte, educação, organização comunitária, saúde, entre outros. No total, foram 2002 ações entre cursos, treinamentos, palestras e capacitações oferecidos gratuitamente em 2010, totalizando uma carga horária de 53,3 mil horas/aula.

 

 

Para o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, a superação de resultados se deve ao investimento em profissionalização dos técnicos e instrutores que atendem ao homem do campo. "O Senar mantém um trabalho constante de atualização e busca de novos focos de atuação, sempre privilegiando as potencialidades de cada região", enfatizou o dirigente.

 

 

Além dos cursos de profissionalização e promoção social, o Senar também investe na realização de ações por meio de Programas Especiais. No ano passado, os 10 programas e projetos executados pelo Senar/MS atenderam 14,9 mil pessoas ligadas à atividade rural. O número representa 28,9% a mais que 2009, quando 10,5 mil trabalhadores rurais receberam qualificação profissional.

 

 

Entre os temas abordados nas capacitações, estão o manejo básico de pastagens, cultivo de plantas medicinais, operação e manutenção de carregadoras de cana-de-açúcar, gestão ambiental, adestramento de equinos, aplicação de medicamentos de bovinos, produção de pólen e culinária básica.

 

 

Para o próximo mês já está prevista a realização de 222 cursos que devem capacitar cerca de 2,5 mil trabalhadores rurais. Esse ano, os cursos do Senar/MS iniciam em todo o Estado a partir de 1° de fevereiro. O Senar mantém um portfólio de 105 cursos diferentes, oferecidos gratuitamente, sob demanda e em parceria com os sindicatos rurais. O calendário de cursos está disponível no endereço eletrônico www.senarms.org.br.

 

 

Sobre o Senar

 

 

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

 

 

 

O Senar está  presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRIBUNAL DO CRIME
Traficantes enterram mulher viva para vingar denúncia
TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas
COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa cria calendário para liberar nova rodada de dinheiro do FGTS
TRAGEDIA AÉREA
Acidente aéreo mata sócio da Raizen e outras seis pessoas