Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Cepal vê novas oportunidades de cooperação entre EUA, América Latina e Caribe

22 Mar 2011 - 08h06Por Agência Brasil

A visita do presidente Barack Obama ao Brasil, Chile e a El Salvador se constitui em um “cenário magnífico” para revitalizar as relações hemisféricas, afirmou hoje (21) a secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alícia Bárcena.

A afirmação foi feita em Santiago, no Chile, durante a divulgação de relatório comemorativo à visita que o presidente norte-americano faz àquele país, em continuidade à viagem oficial iniciada no último sábado (19) por Brasília, onde ele assinou acordo de cooperação com a presidente Dilma Rousseff antes de embarcar para o Rio de Janeiro.

O relatório da Cepal diz que os Estados Unidos continuam sendo o principal sócio comercial, individualmente, para a América Latina e o Caribe, embora as relações de comércio tenham se reduzido substancialmente na última década. Ressalta, porém, que atualmente “as condições são propícias para o lançamento de nova era de cooperação econômica e comercial” entre os países da região e os EUA.

Uma das cinco comissões regionais da Organização das Nações Unidas (ONU), a Cepal destaca que o mercado norte-americano comprava 59,7% das exportações da América Latina e do Caribe em 2000, mas a participação caiu para 40,1% em 2009. No mesmo período, a participação dos EUA nas importações dos países da região diminuiu de 49,3% para 31,2%.

A queda nas relações comerciais teve como contrapartida o aumento da participação da China e de outras economias emergentes no comércio exterior da região. Mas, a Cepal ressalta que os Estados Unidos continuam sendo o principal parceiro comercial, além de serem o maior investidor individual, com 34,7% do investimento estrangeiro direto nos países da América Latina e do Caribe, de 2000 a 2009.

Alícia Bárcena disse que “falta aos Estados Unidos uma estratégia comercial compreensiva” para a região, nos últimos anos, pois nem mesmo os tratados de livre comércio assinados com a Colômbia (2006) e com o Panamá (2007) foram enviados ao Congresso norte-americano para aprovação. Além disso, os programas de preferência alfandegária com os países andinos, principalmente, encontram-se paralisados.

Razões que, segundo ela, contribuíram para o estreitamento de laços comerciais da região com a União Europeia e com países asiáticos. Agora, os países latino-americanos e caribenhos esperam que os EUA apresentem propostas para “um diálogo estratégico e novas iniciativas no campo do comércio e do investimento para fortalecer a cooperação mútua”.

De acordo com a Cepal, uma nova relação de cooperação deveria incluir, entre outros pontos, a pronta aprovação dos tratados de livre comércio pendentes e a retomada das preferências para os países andinos e outros da região.

Também deve haver compromisso comum de trabalho pela conclusão da Rodada de Doha, na Organização Mundial do Comércio (OMC), ainda neste ano, bem como a abertura de um diálogo estratégico dos Estados Unidos com os países da região que atuam no Grupo dos 20 para o estabelecimento de um programa integrado de cooperação econômica.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados