Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 18 de junho de 2021
Busca
Brasil

Censo SUAS cadastra 100% dos CRAS e CREAS do MS

29 Out 2009 - 16h41Por Notícias.MS

Todos os Municípios de Mato Grosso do Sul que possuem Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) responderam ao Censo SUAS, realizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), de setembro a outubro deste ano.

O levantamento cadastrou 119 CRAS em 77 municípios; 53 CREAS municipais em 52 cidades, sendo dois em Campo Grande, e um CREAS regional em Ivinhema.

A pesquisa preenchida por gestores de todo o País via internet, quantificou e qualificou os centros de referência em funcionamento, independente de fonte de financiamento. Ao MDS foi informado o endereço, as condições de estrutura física das unidades, recursos humanos, número de atendimento à população e atividades realizadas nas unidades de atendimento.

O censo servirá para aprimorar o acompanhamento das unidades públicas de proteção especial básica e especial, que fazem parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em todo o País e formar a Rede CRAS e CREAS Brasil.

O recenseamento também vai possibilitar que os governos Federal, Estadual e Municipal tenham conhecimento da estrutura e serviços oferecidos pelas unidades e possam desenvolver ações para melhoria do atendimento às famílias. O realidade do cenário nacional vai retratar a necessidade do cofinanciamento da União para os serviços da Proteção Social Básica e Especial do SUAS nos Estados.

No Brasil, atualmente, há cerca de 1,3 mil Centros de Referência Especializados de Assistência Social. No caso dos CREAS de abrangência regional, são os gestores estaduais os responsáveis pelo cadastro. São 43 unidades regionais, correspondentes a 176 Municípios vinculados.  Quanto aos CRAS, existem mais de 5,1 mil unidades implementadas no País.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial