Menu
SADER_FULL
segunda, 21 de junho de 2021
Busca
EDUCAÇÃO

Censo Escolar: Brasil tem 52,8 milhões de alunos na Educação Básica

1 Dez 2009 - 06h14Por Terra

O Brasil tem 52.580.452 alunos matriculados na Educação Básica, alocados num total de 197.468 escolas. Os dados são do Censo Escolar 2009, cujo levantamento definitivo foi divulgado, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

 

O Inep também divulgou dados referentes às variações por etapa das taxas de matrículas, à infra-estrutura e à distribuição geográfica do ensino básico brasileiro.

 

 

Taxa de matrícula cai 1,2%

 

Em relação a 2008, foi registrada uma queda de 1,2% no número de matrículas, que, segundo o Inep, aponta para uma estabilidade verificada nos últimos levantamentos.

 

 

Na Educação Infantil houve ligeiro aumento, de 0,6%, com ênfase para o aumento de 8,3% de matrículas em creches. A pré-escola apresentou queda de 2%, resultado do aumento das escolas que aderiram à Educação Fundamental de nove anos.

 

 

A Educação Fundamental apresentou os mesmos 1,25 de queda já verificados em 2008. O Ensino Médio, por fim, registrou leve queda de 0,3%. A grande alta foi a apresentada se refere à Educação Profissional, que bate na casa dos 8,3%.

 

 

No balanço provisório do censo 2009, já havia sido verificada uma queda de 2,1% na taxa de matrícula. O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse na ocasião que a queda não é resultado de uma queda nos números reais, mas sim resultado da melhoria na apuração e quantificação dos dados, feitos crescentemente desde 2007 com base eletrônica e com maior ingerência das escolas.

 

 

Ensino federal, municipal e privado

 

Dos 52.580.452 alunos matriculados, a grande maioria estuda (86,1% ou 45.270.710 jovens) estuda em escola pública. A rede municipal responde por 46,2% das matrículas (24.315.309), e cerca de 13,9% porcento - ou 7.309.742 - estão na rede privada.

 

 

Além de ser a predominante, o Inep também observa que a rede federal de escolas é também a que mais cresce, em todas as modalidades. Já os principais crescimentos da rede privada foram registrados na oferta de creches (5,8%) e de Educação Profissional (10,7%).

 

 

Distribuição geográfica do conhecimento

 

Na avaliação do Inep, as principais mudanças foram registradas na distribuição geográficas das instituições fundamentais de ensino.

 

 

Os dados referentes ao universo rural brasileiro mostram aumento de 5,7% na oferta de creches, de 9,4% de ensino médio regular e de 7,3% de Ensino Médio para Jovens e Adultos.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Policial
Criança de 6 anos sofre trauma de crânio após cair de atração no Beto Carrero World
DOSE ÚNICA
Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen chega amanhã, diz ministro
REAÇÃO CERTEIRA
Mulher flagra filha sofrendo estupro e esfaqueia pedófilo
VIOLENCIA DOMESTICA
Menina de 12 anos furta bisavô e leva 10 chibatadas da mãe por ordem do CV
MILIONÁRIO
Aposta única fatura prêmio de R$ 7 milhões da Mega-Sena
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em março
LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América