Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Censo Escolar 2009 aponta quase 700 mil estudantes em MS

2 Dez 2009 - 07h38Por Notícias.MS

Mato Grosso do Sul tem quase 700 mil alunos matriculados na educação básica. Os dados são do Censo Escolar 2009, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo os números do censo, são 689.989 alunos matriculados no ensino básico – que compreende a educação infantil, ensino fundamental, médio, educação profissional, especial e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Deste total, somente a Rede Estadual atende 291.131 estudantes sul-mato-grossenses.

O Censo Escolar 2009 avaliou, através de questionários enviados para todas as instituições de ensino do País, entre públicas e particulares, a quantidade de matrículas, número de estabelecimentos de ensino entre outros quesitos que demonstram a realidade escolar dos brasileiros. Os números do censo mostram que no Brasil hoje existem 52.580.452 estudantes na educação básica.

No Estado, o Inep verificou 33.772 estudantes matriculados na educação infantil, as matrículas estão dividas em 464 escolas. Destas, três são estaduais e atendem 228 estudantes. Já no ensino fundamental, das 1.090 escolas, 337 são do Estado, onde são atendidas 148.506 crianças das 418.349 matriculadas em todo Mato Grosso do Sul.

Observando os dados do ensino médio, é possível verificar que o governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), é o responsável pelo atendimento da maioria dos estudantes sul-mato-grossenses matriculados nesta modalidade de ensino e tem o maior número de escolas oferecendo educação de nível médio. Em Mato Grosso do Sul são 413 escolas de ensino médio, sendo que 301 são estaduais. Este total reflete no índice de atendimentos no Estado: das 91.662 matrículas, 78.917 são realizadas em instituições do Estado.

Participação do Estado

Dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica 2009, divulgados pelo Diário Oficial da União, colocaram Mato Grosso do Sul entre os estados com os melhores índices de resposta das escolas e também quanto ao preenchimento do número de matrículas. Os índices obtidos vêm do resultado do comparativo com o censo de 2008.

Segundo a Superintendente de Planejamento e Apoio à Educação (Supae), Ângela Maria da Silva, os números refletem o comprometimento da secretaria de educação ao oferecer qualidade de serviço às escolas - responsáveis pelo preenchimento do formulário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Uma equipe da secretaria esteve de prontidão para disponibilizar treinamentos e cobrar das escolas o preenchimento correto dos formulários.

De acordo com o Inep, São Paulo teve os melhores índices de resposta das escolas, seguido de Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. “Isso significa que todas escolas do Estado, cadastradas no Inep, responderam corretamente o questionário do censo”, esclarece a superintende.

No que diz respeito ao número de matrículas, o Estado fica com o destaque, juntamente com os da região norte do País, Acre e Rondônia. O censo foi realizado com escolas das redes municipal, federal, estadual e particular de ensino.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS