Menu
SADER_FULL
terça, 28 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Censo Escolar 2009 aponta quase 700 mil estudantes em MS

2 Dez 2009 - 07h38Por Notícias.MS

Mato Grosso do Sul tem quase 700 mil alunos matriculados na educação básica. Os dados são do Censo Escolar 2009, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo os números do censo, são 689.989 alunos matriculados no ensino básico – que compreende a educação infantil, ensino fundamental, médio, educação profissional, especial e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Deste total, somente a Rede Estadual atende 291.131 estudantes sul-mato-grossenses.

O Censo Escolar 2009 avaliou, através de questionários enviados para todas as instituições de ensino do País, entre públicas e particulares, a quantidade de matrículas, número de estabelecimentos de ensino entre outros quesitos que demonstram a realidade escolar dos brasileiros. Os números do censo mostram que no Brasil hoje existem 52.580.452 estudantes na educação básica.

No Estado, o Inep verificou 33.772 estudantes matriculados na educação infantil, as matrículas estão dividas em 464 escolas. Destas, três são estaduais e atendem 228 estudantes. Já no ensino fundamental, das 1.090 escolas, 337 são do Estado, onde são atendidas 148.506 crianças das 418.349 matriculadas em todo Mato Grosso do Sul.

Observando os dados do ensino médio, é possível verificar que o governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), é o responsável pelo atendimento da maioria dos estudantes sul-mato-grossenses matriculados nesta modalidade de ensino e tem o maior número de escolas oferecendo educação de nível médio. Em Mato Grosso do Sul são 413 escolas de ensino médio, sendo que 301 são estaduais. Este total reflete no índice de atendimentos no Estado: das 91.662 matrículas, 78.917 são realizadas em instituições do Estado.

Participação do Estado

Dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica 2009, divulgados pelo Diário Oficial da União, colocaram Mato Grosso do Sul entre os estados com os melhores índices de resposta das escolas e também quanto ao preenchimento do número de matrículas. Os índices obtidos vêm do resultado do comparativo com o censo de 2008.

Segundo a Superintendente de Planejamento e Apoio à Educação (Supae), Ângela Maria da Silva, os números refletem o comprometimento da secretaria de educação ao oferecer qualidade de serviço às escolas - responsáveis pelo preenchimento do formulário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Uma equipe da secretaria esteve de prontidão para disponibilizar treinamentos e cobrar das escolas o preenchimento correto dos formulários.

De acordo com o Inep, São Paulo teve os melhores índices de resposta das escolas, seguido de Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. “Isso significa que todas escolas do Estado, cadastradas no Inep, responderam corretamente o questionário do censo”, esclarece a superintende.

No que diz respeito ao número de matrículas, o Estado fica com o destaque, juntamente com os da região norte do País, Acre e Rondônia. O censo foi realizado com escolas das redes municipal, federal, estadual e particular de ensino.

Leia Também

PICTURE SEO E SEUS BENEFÍCIOS
Os benefícios de SEO para comércio eletrônico
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe entra na sala de casa e flagra filha de 13 anos fazendo sexo oral no padrasto bombeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
O chamado de Abraão
CARRO DESGOVERNADO
Aluno de 13 anos é atropelado e prensado contra muro de colégio por carro desgovernado
SOB INVESTIGAÇÃO
Amigos saem para pescar e encontram cadáver boiando em rio
DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio