Menu
SADER_FULL
terça, 18 de maio de 2021
Busca
Brasil

Censo 2010 poderá ser respondido pela internet

12 Ago 2010 - 14h49Por Assessoria

A tecnologia no ano de 2010 é uma aliada importante até mesmo para o Censo. Mais 220 mil minicomputadores, chamados de PDAs, estarão nas mãos dos recenseadores, mas esse ano também tem um diferencial, a internet. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que, esse será o primeiro censo em que os entrevistados poderão responder o questionário via web.

De acordo com José Bevilaqua, diretor de tecnologia do IBGE, a utilização da internet para esse Censo também possuiu regras. No caso da entrevista on-line, o morador deverá avisar o recenseador. “Neste caso, ele, primeiramente, deve informar seu telefone ao recenseador, que então dará um envelope lacrado com instruções para acessar o questionário on-line. Se faltar luz ou a conexão com a internet cair durante a resposta, não há problema. As informações já enviadas estarão salvas. Basta, em momento posterior, informar novamente o código de acesso e seguir respondendo”, explica Bevilaqua.

Quem optar pela resposta virtual, terá o prazo de dez dias, após estar com a senha, para executar o preenchimento. Segundo o IBGE, o site está preparado para receber, pelo menos, 10 mil conexões simultâneas com bom nível de serviço. “Esperamos que pelo menos 1 milhão de domicílios utilizem esse método”, diz o diretor de tecnologia do IBGE.

E como a internet é uma grande aliada para a pesquisa desse ano, o Instituto calcula mais agilidade com os resultados. E espera ter a contagem da população assim que o último setor de coleta for completado, de forma presencial e/ou com ajuda da internet.

Para o tutor do Portal Educação, Renato de Brito Nicodemos, o processo virtual será muito positivo. “A informatização do censo 2010 será um marco para mostrar que as tecnologias móveis estão presentes e são úteis” enfatiza o tutor.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NO HARAS
Vaqueiro morre ao ser arrastado por boi durante vaquejada, em Paranatama; veja vídeo
Foto: Divulgação/Instagram LUTO NA MÚSICA
MC Kevin morre aos 23 anos no Rio de Janeiro
SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho