Menu
SADER_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Cel. Tadeu fala sobre o trânsito de F. do Sul na Câmara

22 Nov 2006 - 08h03

Comando do 16º Batalhão de Polícia Militar presta esclarecimentos a Câmara Municipal de Fátima do Sul sobre o Trânsito Urbano na Cidade.

 

 

Na noite de Terça-Feira, 21/10/2006, participou da Sessão Ordinária da Câmara municipal de Fátima do Sul o Comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, Cel PM José Tadeu Sampaio Vieira, atendendo a uma solicitação dos vereadores Ermerson Cleber Mendes e Maria Jorge Leite, para que o Comando do 16º Batalhão, para falar sobre os motivos do grande número de veículos de grande Porte (caminhões e carretas) que tem trafegado ultimamente nas ruas centrais da Cidade de Fátima do Sul, principalmente na Av. 9 de Julho, e também requerendo o aumento do número de Policiais que fiscalizam o trânsito na área central da cidade, a fim de diminuir os acidentes que tem assustado os moradores e comerciantes do centro da Cidade.

 

Diante do requerimento o Cel Tadeu Vieira determinou a elaboração de um Relatório que apresentasse todos os dados disponíveis na Seção de Trânsito do 16º BPM, com o fim de responder aos questionamentos dos Nobres Vereadores, tais como número de ocorrências de trânsito atendidas pela Polícia Militar, categorias dos veículos envolvidos, numero de vítimas, autuações efetuadas, frota de veículos existente no município etc.

 

Diante deste preâmbulo, o Comando do 16º Batalhão de Polícia Militar está e sempre esteve atento às principais causas que envolvem a segurança pública e afligem a comunidade de Fátima do Sul, principalmente no que tange ao trânsito e tráfego de veículos automotores.

 

Já algum tempo identificamos, através da análise dos dados coletados através de nossa Seção de Trânsito, um gradativo aumento na frota de nosso município bem como o aumento do fluxo de veículos de grande porte que passam pela cidade em direção a outros municípios, a fim de fazer escoar a produção agrícola da região.

 

Só para exemplificar, no período de julho a outubro de 2006, a frota de veículos automotores do município se elevou de 5.410 para 5.915, ou seja, em apenas três meses houve um aumento de quase 10% da frota de veículos. Esse dado corrobora o que já havíamos identificado visualmente no trabalho de fiscalização e orientação diária de veículos e condutores pelas ruas da cidade.

 

Temos procurado orientar e educar condutores e transeuntes no sentido de melhorarmos a qualidade do trânsito de nossa cidade. Contudo, em se tratando de trânsito urbano, a simples orientação não é bastante para educar o condutor infrator. Somente o conjunto: Orientação, Sinalização, Fiscalização e Penalização têm demonstrado surtir efeito no combate ao desrespeito às leis de trânsito e aos abusos cometidos por condutores de veículos.

 

Nosso Município é carente e passa por um grave problema no tocante a sinalização viária e a repressão através da aplicação de multas àqueles condutores que insistem em desrespeitar as leis. Todavia, somos conhecedores de que a Prefeitura Municipal de Fátima do Sul têm em andamento o estudo de um projeto de municipalização e legalização do trânsito no Município, mas não sabemos em que fase está o andamento do projeto.

 

Por um lado, a sinalização viária do município é extremamente precária. Praticamente não existem placas de sinalização, a sinalização tanto horizontal quanto vertical é precária, e muitas das vezes os condutores alegam não ter conhecimento da proibição, por exemplo, de trafegar na Avenida 09 de julho com veículo de grande porte. E nesse ponto eles não deixam de estar corretos, pois, só existe atualmente uma placa na entrada da cidade no sentido Vicentina-Fátima do Sul e quem entra na cidade vindo de Dourados não tem como conhecer da proibição, pois a sinalização no local é extremamente precária, para não dizer inexistente.

 

Assim, pois, atentos que estamos a essa problemática toda, enviamos ao Poder Executivo Municipal de Fátima do Sul, bem como ao Executivo de Vicentina, Jateí, Glória de Dourados e Deodápolis, proposta de projeto de lei para municipalização do trânsito em todos esses municípios. Porém até o presente momento não obtivemos respostas.

 

Quanto à solicitação de mais Policiais para fiscalizar o trânsito na área central da cidade, é de se observar que o atual problema não consiste na presença ou não de Policiais Militares para fiscalizar o trânsito, mesmo porque contamos com um efetivo suficiente para esse tipo de Policiamento.

 

Em suma, o aumento da frota de veículos no município bem como o crescimento do trânsito urbano sem a estruturação adequ

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro
Fátima News
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Fátima do Sul/MS
(67) 99638-6610 rogerio@fatimanews.com.br
© Fátima News. Todos os Direitos Reservados.