O CEI (Centro Municipal de Educação Infantil de Jateí), através da equipe de professores, coordenadores e direção, desenvolveu durante os dois últimos meses o projeto “Natureza e Sociedade”, envolvendo alunos da creche “Tia Alzira” e salas do pré-escolar da sede do município e do distrito de Nova Esperança. Todo o trabalho foi acompanhado e orientado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do engenheiro florestal Bernardino Costa, tendo participação ativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sob a gerência do secretário e professor José Carlos Rodrigues.
Segundo os organizadores do projeto, o objetivo primordial é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, para atuar na realidade sócio-ambiental, fazendo com que as crianças aprendam, desde cedo, a importância do meio-ambiente e os meios de preservação.
Nas salas de aula, o projeto foi desenvolvido com técnicas de pinturas, recortes, colagens e modelagens em massinhas e argila, além de exibição de vídeos referentes à temática. O trabalho de campo incluiu visitas ao Sítio Escola, praça municipal e sítios da região. Ainda, conforme os idealizadores, a proposta pedagógica do projeto visa oferecer atividades extracurriculares integrati-vas, a partir de uma visão reflexiva da realidade, de modo que a educação ambiental possa ser um instrumento para a preservação dos recursos naturais disponíveis.
Por outro lado, o trabalho de conscinetização sobre o meio ambiente, realizado no município, é muito intenso, o que envolve também a classe estudantil infantil. Projetos desta natureza devem ser mantidosjunto às escolas.
Segundo os organizadores do projeto, o objetivo primordial é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, para atuar na realidade sócio-ambiental, fazendo com que as crianças aprendam, desde cedo, a importância do meio-ambiente e os meios de preservação.
Nas salas de aula, o projeto foi desenvolvido com técnicas de pinturas, recortes, colagens e modelagens em massinhas e argila, além de exibição de vídeos referentes à temática. O trabalho de campo incluiu visitas ao Sítio Escola, praça municipal e sítios da região. Ainda, conforme os idealizadores, a proposta pedagógica do projeto visa oferecer atividades extracurriculares integrati-vas, a partir de uma visão reflexiva da realidade, de modo que a educação ambiental possa ser um instrumento para a preservação dos recursos naturais disponíveis.
Por outro lado, o trabalho de conscinetização sobre o meio ambiente, realizado no município, é muito intenso, o que envolve também a classe estudantil infantil. Projetos desta natureza devem ser mantidosjunto às escolas.
Diário MS
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