Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
DOURADOS

Católicos de Dourados comemoram hoje Dia da Padroeira em Dourados

8 Dez 2009 - 07h01Por Diário MS
A comunidade católica de Dourados está em festa. Hoje, é comemorado o dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira do município. A programação, iniciada há dez dias, encerra hoje, com missa seguida de procissão luminosa pela cidade. Também haverá show com Petelin e a banda Anjos de Louvor. Hoje, também é celebrado o dia da Virgem de Caacupê, padroeira do Paraguai.
A programação da Festa da Padroeira começou na semana passada, com orações, terços e missas diárias. Toda a programação ficou concentrada na Catedral, cada dia conduzida por uma paróquia da cidade. Segundo o padre Rubens José dos Santos, pároco da Catedral, as celebrações são formas dos fiéis expressarem sua devoção a Nossa Senhora. “É uma celebração muito bonita e todos estão convidados a participar”, afirmou.
Hoje, acontece o ponto alto da programação, com missa celebrada às 18h30 pelo bispo diocesano, dom Redovino Rizzardo. A celebração será seguida de procissão luminosa com imagem da padroeira pelas ruas da cidade. Às 20h, está programada inauguração da iluminação natalina da Catedral e do centro da cidade, seguida de show com Petelin e a banda Anjos de Louvor.
A celebração do dia da Padroeira de Dourados é uma das mais importantes para os católicos do município. No ano passado, milhares de fiéis participaram da celebração, quando o bispo dom Redovino ressaltou que a santa padroeira de Dourados sempre teve sua vida marcada pela solidariedade, fraternidade, serviço e comunhão. “Dourados é uma cidade abençoada, que tem Imaculada Conceição como sua protetora”, disse, afirmando ainda que “uma data festiva como essa serve para evocarmos o amor, a paz e fraternidade entre as pessoas”.

VIRGEM DE
CAACUPÊ

Hoje, também é celebrado o dia da Virgem de Caacupê, padroeira do Paraguai. Nossa Senhora de Caacupê, que no Paraguai é conhecida por “Virgencita de Caacupê”, é a Imaculada Conceição – também celebrada no dia 8 de dezembro.
Em Dourados, a data será celebrada na Praça Paraguaia, onde haverá procissão e missa celebrada às 9h pelo padre Teodoro, de Caarapó. Segundo o presidente da Colônia Paraguaia de Dourados, Elizeu Rodriguez Cristaldo, a missa folclórica mantém a tradição paraguaia, ressaltando os costumes e tradições deste povo, como dança, música, tereré e comidas típicas. A missa é celebrada em três línguas: português, espanhol e guarani, para que os participantes sintam-se mais familiarizados com a celebração.
O culto à Santa surgiu no inicio do século XVI, na cidade de Caacupê, no Paraguai, onde hoje existe um santuário considerado um centro nacional de peregrinação.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto