Menu
SADER_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
DOURADOS

Católicos de Dourados comemoram hoje Dia da Padroeira em Dourados

8 Dez 2009 - 07h01Por Diário MS
A comunidade católica de Dourados está em festa. Hoje, é comemorado o dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira do município. A programação, iniciada há dez dias, encerra hoje, com missa seguida de procissão luminosa pela cidade. Também haverá show com Petelin e a banda Anjos de Louvor. Hoje, também é celebrado o dia da Virgem de Caacupê, padroeira do Paraguai.
A programação da Festa da Padroeira começou na semana passada, com orações, terços e missas diárias. Toda a programação ficou concentrada na Catedral, cada dia conduzida por uma paróquia da cidade. Segundo o padre Rubens José dos Santos, pároco da Catedral, as celebrações são formas dos fiéis expressarem sua devoção a Nossa Senhora. “É uma celebração muito bonita e todos estão convidados a participar”, afirmou.
Hoje, acontece o ponto alto da programação, com missa celebrada às 18h30 pelo bispo diocesano, dom Redovino Rizzardo. A celebração será seguida de procissão luminosa com imagem da padroeira pelas ruas da cidade. Às 20h, está programada inauguração da iluminação natalina da Catedral e do centro da cidade, seguida de show com Petelin e a banda Anjos de Louvor.
A celebração do dia da Padroeira de Dourados é uma das mais importantes para os católicos do município. No ano passado, milhares de fiéis participaram da celebração, quando o bispo dom Redovino ressaltou que a santa padroeira de Dourados sempre teve sua vida marcada pela solidariedade, fraternidade, serviço e comunhão. “Dourados é uma cidade abençoada, que tem Imaculada Conceição como sua protetora”, disse, afirmando ainda que “uma data festiva como essa serve para evocarmos o amor, a paz e fraternidade entre as pessoas”.

VIRGEM DE
CAACUPÊ

Hoje, também é celebrado o dia da Virgem de Caacupê, padroeira do Paraguai. Nossa Senhora de Caacupê, que no Paraguai é conhecida por “Virgencita de Caacupê”, é a Imaculada Conceição – também celebrada no dia 8 de dezembro.
Em Dourados, a data será celebrada na Praça Paraguaia, onde haverá procissão e missa celebrada às 9h pelo padre Teodoro, de Caarapó. Segundo o presidente da Colônia Paraguaia de Dourados, Elizeu Rodriguez Cristaldo, a missa folclórica mantém a tradição paraguaia, ressaltando os costumes e tradições deste povo, como dança, música, tereré e comidas típicas. A missa é celebrada em três línguas: português, espanhol e guarani, para que os participantes sintam-se mais familiarizados com a celebração.
O culto à Santa surgiu no inicio do século XVI, na cidade de Caacupê, no Paraguai, onde hoje existe um santuário considerado um centro nacional de peregrinação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego