Menu
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
quarta, 1 de dezembro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
DOURADOS

Católicos de Dourados comemoram hoje Dia da Padroeira em Dourados

8 Dez 2009 - 07h01Por Diário MS
A comunidade católica de Dourados está em festa. Hoje, é comemorado o dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira do município. A programação, iniciada há dez dias, encerra hoje, com missa seguida de procissão luminosa pela cidade. Também haverá show com Petelin e a banda Anjos de Louvor. Hoje, também é celebrado o dia da Virgem de Caacupê, padroeira do Paraguai.
A programação da Festa da Padroeira começou na semana passada, com orações, terços e missas diárias. Toda a programação ficou concentrada na Catedral, cada dia conduzida por uma paróquia da cidade. Segundo o padre Rubens José dos Santos, pároco da Catedral, as celebrações são formas dos fiéis expressarem sua devoção a Nossa Senhora. “É uma celebração muito bonita e todos estão convidados a participar”, afirmou.
Hoje, acontece o ponto alto da programação, com missa celebrada às 18h30 pelo bispo diocesano, dom Redovino Rizzardo. A celebração será seguida de procissão luminosa com imagem da padroeira pelas ruas da cidade. Às 20h, está programada inauguração da iluminação natalina da Catedral e do centro da cidade, seguida de show com Petelin e a banda Anjos de Louvor.
A celebração do dia da Padroeira de Dourados é uma das mais importantes para os católicos do município. No ano passado, milhares de fiéis participaram da celebração, quando o bispo dom Redovino ressaltou que a santa padroeira de Dourados sempre teve sua vida marcada pela solidariedade, fraternidade, serviço e comunhão. “Dourados é uma cidade abençoada, que tem Imaculada Conceição como sua protetora”, disse, afirmando ainda que “uma data festiva como essa serve para evocarmos o amor, a paz e fraternidade entre as pessoas”.

VIRGEM DE
CAACUPÊ

Hoje, também é celebrado o dia da Virgem de Caacupê, padroeira do Paraguai. Nossa Senhora de Caacupê, que no Paraguai é conhecida por “Virgencita de Caacupê”, é a Imaculada Conceição – também celebrada no dia 8 de dezembro.
Em Dourados, a data será celebrada na Praça Paraguaia, onde haverá procissão e missa celebrada às 9h pelo padre Teodoro, de Caarapó. Segundo o presidente da Colônia Paraguaia de Dourados, Elizeu Rodriguez Cristaldo, a missa folclórica mantém a tradição paraguaia, ressaltando os costumes e tradições deste povo, como dança, música, tereré e comidas típicas. A missa é celebrada em três línguas: português, espanhol e guarani, para que os participantes sintam-se mais familiarizados com a celebração.
O culto à Santa surgiu no inicio do século XVI, na cidade de Caacupê, no Paraguai, onde hoje existe um santuário considerado um centro nacional de peregrinação.

Leia Também

DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça