Casos suspeitos de dengue severa e de mortes provocadas pela doença terão de ser notificados às autoridades de saúde em um prazo de 24 horas. A determinação do Ministério da Saúde pretende dar maior transparência e agilidade no controle da doença. Atualmente, 16 estados apresentam risco muito alto de epidemia, e outros cinco vivem situação de risco alto.
No ano passado, a dengue tipo 4 já havia sido incluída na lista de doenças de comunicação compulsória, aquelas que obrigatoriamente têm de ser informadas ao governo no prazo de 24 horas. "É um recurso simples, informação on-line. Rapidamente, o ministério fica informado", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, que, semana passada, visitou o Amazonas, estado onde foi confirmada uma morte por dengue.
O secretário admite haver lentidão no repasse das informações sobre a doença, o que é prejudicial para a adoção de medidas de controle. "Números atualizados são essenciais para identificarmos a tendência da doença em uma determinada região", explicou. A comunicação de mortes suspeitas por dengue tem outro objetivo: detectar a tempo eventuais falhas no atendimento do paciente. "Com informação, podemos corrigir os problemas, o que ajudaria a evitar novas mortes", acrescentou Barbosa.
Em 2010, até outubro, foram notificados 936.000 casos de dengue no país e 598 mortes suspeitas. Embora os números ainda não estejam fechados, Barbosa reconhece que a mortalidade está acima do tolerado pela Organização Mundial de Saúde.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ministério da Saúde prevê 3 mil mortes por dia por covid-19 nas próximas duas semanas

'Não tem UTI,amo vcs':a história por trás do tuíte viral que revela mensagens de mãe morta por covid

Assessor em fazenda do cantor Leonardo morre vitima de tiro acidental

Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'

Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos

Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões

O que está por trás da alta das internações de jovens com covid

Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910

Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
