Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Casos de dengue aumentam 670% no semestre em Dourados

19 Jul 2010 - 16h05Por Diário MS
Até a segunda semana de julho, Dourados registrou 5.825 notificações de dengue, sendo 4.520 casos confirmados, segundo dados da secretaria municipal de Saúde. No mesmo período do ano passado, foram 679 casos confirmados da doença, de um total de 868 notificações. O aumento é de quase 670% com relação ao 1º semestre de 2009.
O mês de fevereiro foi o de maior incidência, somando um total de 1.763 pessoas infectadas, o que representa quase três vezes o número total do primeiro semestre de 2009.
Com o inverno, o número de casos diminui, mas mesmo com as baixas temperaturas registradas na cidade, a doença preocupa. De acordo com o enfermeiro epidemiologista, Roberto Oliveira, o frio atrasa, mas não acaba com o ciclo do mosquito. “Com as baixas temperaturas, o ciclo que duraria 10 dias, dura cerca de um mês. Ao contrário do que muitos pensam, o frio não mata o vetor. Ele fica em estado de latência e completa o ciclo de acordo com as condições climáticas, por isso é preciso cuidado também nessa época do ano”, afirma o enfermeiro. Neste mês, até o dia 16, no qual foram registradas temperaturas abaixo dos 10°C em Dourados, foram notificados apenas quatro casos de dengue, mas os números podem aumentar com a saída da frente fria e a consequente elevação das temperaturas.
De acordo com o enfermeiro, o aumento ou a diminuição dos casos da doença dependem de uma série de fatores, dentre eles o clima e as condições virais das pessoas. “Quando uma região já sofreu com um tipo de dengue, ela fica imune àquele tipo, por isso pode diminuir o número de casos no próximo ano e vice-versa. Não podemos definir um motivo principal para a incidência da doença, já que ela é multifatorial”, afirma Oliveira.
TRABALHO DO CCZ

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Dourados tem feito o trabalho de rotina estipulado pelo Ministério da Saúde, que inclui visitas bimestrais a todos os domicílios da cidade, acompanhamento com o LIRAa (Levantamento de Índices Rápido de Infestação por Aedes aegypti) quatro vezes ao ano e o trabalho de educação e saúde (palestras, panfletagem, gincanas, etc.).
O LIRAa é um programa de computador que delimita microáreas (bairros) para que os agentes visitem e identifiquem os principais problemas ou as possíveis situações futuras. Com ele é possível antecipar situações, antes que elas possam causar uma epidemia. De acordo com a coordenadora do CCZ de Dourados, Rosana Alexandre da Silva, apesar de trazer resultados rápidos e ajudar na prevenção da doença, o programa apresenta um ponto negativo. “O único problema é que ele aponta poucos bairros no universo de tantos outros na cidade”.
Para a coordenadora, a cidade vive um período de pós epidemia, mas a sociedade pode ajudar no trabalho de combate ao mosquito da dengue. “A população pode ser parceira denunciando situações irregulares em residências, terrenos e comércios. Qualquer local que possa acumular água pode ser propício para a reprodução do mosquito”, afirma Rosana.
Para agendar palestras e visitas basta entrar em contato pelo telefone 0800 647 77 52 ou 3411-7753.

DENGUE
NO BRASIL

Até 1º de maio foram confirmados 321 casos de óbitos pela dengue no Brasil, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. O número é 94,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. A maior concentração de casos graves está na região sudeste do País.
Do total de casos gerais de dengue, 78% se concentram em sete Estados: Acre, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, que registraram aproximadamente 577 mil casos juntos.
Segundo o Ministério da Saúde, as ações já estão intensificadas nesses Estados. A verba da pasta para dengue em 2010 é de R$ 1,02 bilhão.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS