Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 13 de junho de 2021
Busca
Brasil

Cartório de Corumbá já emite novas certidões de nascimento

8 Jan 2010 - 13h25Por Diário Online

 
 
Os cartórios de todo o Brasil estão emitindo, desde o dia 02 de janeiro de 2010, os modelos únicos de certidões lançados pela Corregedoria Nacional de Justiça, órgão vinculado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida visa dar maior segurança aos documentos de nascimento, casamento e óbito de todo o país. Em Corumbá, o Cartório de Registro Civil já se adequou à mudança. As certidões são válidas somente para novos pedidos, as emitidas até 31 de dezembro de 2009 não precisam ser substituídas e permanecerão válidas por prazo indeterminado.

Na parte superior das novas certidões existem 32 números, com a matrícula de cada registrador adquirida na implantação do Cadastro de Cartórios Civis, ano de registro, tipo do livro, além do dígito verificador. “Assim, quem quiser saber em qual cartório a certidão foi expedida, vai encontrar mais facilmente”, disse a oficial de Registro Civil de Pessoas Naturais da Comarca de Corumbá, Rosangela Ferreira do Valle Barbosa. Ela explicou ao Diário que vai ficar mais difícil fraudar o documento. “São vários dígitos verificadores gerados por programa próprio do CNJ, muito parecido com os do Cadastro de Pessoa Física (CPF). É um software de acesso restrito, que possibilita dificultar o uso destes documentos fraudados”, salientou. Além disso, através do site do CNJ (www.cnj.jus.br) em breve será disponibilizada uma página para a verificação da matrícula do documento emitido, validando ou não a sua autenticidade.

A medida também vai ajudar outros órgãos federais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Facilitando a contagem exata de nascidos, casados e falecidos em todo o território nacional. A mudança é somente administrativa interna dos cartórios de registro civil, possibilitando maior controle de autenticidade e não trará custo para o público. Ana Paula Pereira Quiantareto, dona de casa, foi registrar a pequena Amanda, de apenas 1 mês de vida e já recebeu a nova certidão de nascimento. “É um documento que vai ficar para a vida toda. Uma forma de comprovar que ela existe”, disse.

Segundo o IBGE, em dez anos, o percentual de não registros de nascimentos caiu de 27,1%, em 1998, para 8,9 %, em 2008, ou seja, em cada 100 nascimentos, cerca de 27 crianças não eram registradas em 1998, caindo para aproximadamente 9 crianças, em 2008. O aumento no número de crianças com certidão de nascimento decorreu de vários fatores, como a implementação da Lei da Gratuidade do Registro Civil, em 1998, campanhas de sensibilização e a exigência do registro de nascimento para obtenção de benefícios sociais.

Outras Alterações

Além da inclusão de dígitos na parte superior dos documentos, alguns itens foram modificados. De acordo com o Provimento Nº 3 do CNJ, artigo 1º, os campos declarante da certidão de nascimento, presidente, data, profissão e domicílio da certidão de casamento, além de profissão, data de nascimento, nome do cônjuge e dos filhos na certidão de óbito, não existem mais no novo modelo. Também houve substituição das expressões nomes e prenomes dos cônjuges por nome completo de solteiro nas de casamento e a inclusão na certidão de óbito do nome e registro da classe do médico que atestou o óbito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta