Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Cartório de Corumbá já emite novas certidões de nascimento

8 Jan 2010 - 13h25Por Diário Online

 
 
Os cartórios de todo o Brasil estão emitindo, desde o dia 02 de janeiro de 2010, os modelos únicos de certidões lançados pela Corregedoria Nacional de Justiça, órgão vinculado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida visa dar maior segurança aos documentos de nascimento, casamento e óbito de todo o país. Em Corumbá, o Cartório de Registro Civil já se adequou à mudança. As certidões são válidas somente para novos pedidos, as emitidas até 31 de dezembro de 2009 não precisam ser substituídas e permanecerão válidas por prazo indeterminado.

Na parte superior das novas certidões existem 32 números, com a matrícula de cada registrador adquirida na implantação do Cadastro de Cartórios Civis, ano de registro, tipo do livro, além do dígito verificador. “Assim, quem quiser saber em qual cartório a certidão foi expedida, vai encontrar mais facilmente”, disse a oficial de Registro Civil de Pessoas Naturais da Comarca de Corumbá, Rosangela Ferreira do Valle Barbosa. Ela explicou ao Diário que vai ficar mais difícil fraudar o documento. “São vários dígitos verificadores gerados por programa próprio do CNJ, muito parecido com os do Cadastro de Pessoa Física (CPF). É um software de acesso restrito, que possibilita dificultar o uso destes documentos fraudados”, salientou. Além disso, através do site do CNJ (www.cnj.jus.br) em breve será disponibilizada uma página para a verificação da matrícula do documento emitido, validando ou não a sua autenticidade.

A medida também vai ajudar outros órgãos federais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Facilitando a contagem exata de nascidos, casados e falecidos em todo o território nacional. A mudança é somente administrativa interna dos cartórios de registro civil, possibilitando maior controle de autenticidade e não trará custo para o público. Ana Paula Pereira Quiantareto, dona de casa, foi registrar a pequena Amanda, de apenas 1 mês de vida e já recebeu a nova certidão de nascimento. “É um documento que vai ficar para a vida toda. Uma forma de comprovar que ela existe”, disse.

Segundo o IBGE, em dez anos, o percentual de não registros de nascimentos caiu de 27,1%, em 1998, para 8,9 %, em 2008, ou seja, em cada 100 nascimentos, cerca de 27 crianças não eram registradas em 1998, caindo para aproximadamente 9 crianças, em 2008. O aumento no número de crianças com certidão de nascimento decorreu de vários fatores, como a implementação da Lei da Gratuidade do Registro Civil, em 1998, campanhas de sensibilização e a exigência do registro de nascimento para obtenção de benefícios sociais.

Outras Alterações

Além da inclusão de dígitos na parte superior dos documentos, alguns itens foram modificados. De acordo com o Provimento Nº 3 do CNJ, artigo 1º, os campos declarante da certidão de nascimento, presidente, data, profissão e domicílio da certidão de casamento, além de profissão, data de nascimento, nome do cônjuge e dos filhos na certidão de óbito, não existem mais no novo modelo. Também houve substituição das expressões nomes e prenomes dos cônjuges por nome completo de solteiro nas de casamento e a inclusão na certidão de óbito do nome e registro da classe do médico que atestou o óbito.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho