Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 23 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Cartilha que ensina a combater caixa 2 terá nova edição

14 Jul 2006 - 09h40

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) vai lançar nas próximas semanas uma nova edição da cartilha Eleições Limpas. Os primeiros 50 mil exemplares impressos em maio já se esgotaram.

O documento da AMB, entidade que reúne 14 mil juízes, traz as regras para o financiamento partidário, explicando o que é permitido e proibido nestas eleições.

A campanha da entidade também é veiculada no rádio e na televisão. A vice-presidente da AMB, Andréa Pachá, espera que a iniciativa tenha motivado maior rigor na fiscalização das eleições.

“A orientação é que os juízes assumam o protagonismo deste momento, se engajando na luta por uma eleição mais ética e transparente”, afirma ela.

Segundo ela, tanto a Justiça como a sociedade estão atentas ao financiamento de campanha. “Ao declarar o quanto vão gastar, os candidatos já dão um indicativo de que não pretendem usar o caixa dois”, completou.

A juíza salientou que uma das mudanças fundamentais nas regras eleitorais, em vigor já a partir deste ano, se refere à proibição de doações em dinheiro diretamente aos candidatos. Os recursos terão de ser depositadas na conta bancária aberta pelo comitê financeiro na forma de cheques nominais ou transferências eletrônicas.

Ela lembra que outra inovação da lei 11.300 é a obrigação de os candidatos apresentarem na internet, nos dias 6 de agosto e 6 de setembro, o relatório de gastos e recursos recebidos. “Esperamos que os escândalos a que assistimos no último ano não venham a se repetir e que os candidatos tenham uma postura diferente”, completou.

O material para aderir à campanha, inclusive vídeos e áudios para download, está disponível na página da entidade na internet: www.amb.com.br.

Agência Brasil

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro