Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Carro-bomba mata oito e fere 36 no Iraque

9 Dez 2006 - 10h23
Um carro-bomba, guiado por um suicida, explodiu perto de um importante santuário xiita na cidade sagrada de Kerbala, matando oito pessoas e ferindo 36, informa a polícia. Aparentemente, o atentado representa uma tentativa de árabes sunitas de provocar uma nova onda de violência religiosa no país.

O domo dourado e os minaretes da mesquita Al-Abbas não parecem ter sofrido danos, pelo que se vê em imagens divulgadas pela TV estatal iraquiana, mas a detonação incendiou diversos carros estacionados numa rua próxima. As imagens mostraram, ainda, duas mulheres, rostos ensangüentados, correndo em meio a nuvens densas de fumaça.

Enquanto isso, a Associação de Clérigos Islâmicos e o principal partido político sunita do país condenaram um ataque militar americano que atingiu uma área dominada por sunitas, a noroeste de Bagdá. O comando americano informou na sexta-feira, 8, que o ataque aéreo matou 20 rebeldes, mas a associação a o Partido Islâmico do Iraque uniram-se ao prefeito da vila para afirmar que a ação matou civis, incluindo mulheres e crianças.

Na manhã deste sábado, cerca de 1.000 moradores da vila de al-Ishaqi, na província de Salahuddin, realizaram um funeral para os 19 civis que teriam sido mortos no ataque, e gritavam slogans como "Abaixo a ocupação" e "Vida longa à resistência".

A cidade de Kerbala, 80 km ao sul de Bagdá, é considerada o segundo principal santuário xiita do Iraque,a trás apenas de Najaf. Xiitas fazem peregrinações e enterram seus mortos em grandes cemitérios das duas localidades.

 

 

Estadão

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS