Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 6 de junho de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Carro-bomba mata nove militares americanos e fere 20 em Bagdá

24 Abr 2007 - 14h51
Um ataque suicida com carro-bomba matou nove soldados norte-americanos e deixou outros 20 feridos num posto militar ao norte de Bagdá nesta terça-feira (24), em uma das piores ofensivas contra forças americanas em terra desde a invasão do Iraque, em 2003. Este foi o pior ataque sofrido por terra pelos Estados Unidos desde 1º de dezembro de 2005, em Falluja.
 
Ataques insurgentes contra bases dos EUA no Iraque, bastante fortificadas, são raros, mas a operação de segurança em Bagdá alocou soldados em guarnições menos seguras na região da capital, expondo-os a um risco maior.
 

A explosão deve aumentar a pressão sobre o presidente George W. Bush para que ele defina um cronograma para a retirada dos quase 150 mil soldados. O Congresso vai votar esta semana uma medida de financiamento da guerra que estabelece o dia 31 de março de 2008 como meta ideal para a retirada da maioria das tropas do Iraque.
 
Uma nota divulgada pelas Forças Armadas dos EUA disse que o ataque aconteceu perto de Baquba, capital da província de Diyala, uma região religiosamente mista para onde os comandantes norte-americanos enviaram mil soldados extras no mês passado para combater insurgentes árabes sunitas e militantes da al-Qaeda.

Foi o segundo ataque aberto em dois meses a esse tipo de posto avançado nos arredores de Bagdá. Em fevereiro, um caminhão-bomba matou dois soldados e feriu 17.
 

 Mês sangrento
Pelo menos 86 soldados norte-americanos morreram no Iraque este mês, tornando abril o mês com mais baixas desde dezembro, quando 112 morreram. O número total de soldados americanos mortos no Iraque desde 2003 já chega a 3.333.

A operação em Bagdá fez com que a insurgência realizasse ataques em outras províncias. Ainda nesta terça-feira atiradores com uniformes do Exército iraquiano atacaram um bairro de Baquba, matando seis pessoas e incendiando várias casas, segundo a polícia. Já dois carros-bomba explodiram em um estacionamento diante da embaixada do Irã em Bagdá, ferindo quatro pessoas, um dia depois da explosão de duas bombas na mesma área.
 
Ontem, um carro-bomba havia matado dez policiais iraquianos em Baquba, incluindo o chefe de polícia da cidade. Ao todo nesta segunda 40 pessoas morreram em explosões de carros-bomba em todo o Iraque.
 
 
Estadão

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Concurso federal com salário de até R$ 6 mil encerra inscrições nesta sexta-feira
100 ANUNCIOS
Covid-19: Bolsonaro ordenou atrasar boletins para não passar em telejornais
AUXILIO EMERGENCIAL
Veja se o seu CPF foi usado e como denunciar a fraude
3º EM NÚMERO DE VÍTIMAS
Com recordes seguidos, Brasil passa dos 34 mil mortos por coronavirus
COVID-19
Micro e pequenas empresas terão acesso a crédito facilitado
VÍDEO - CAPIVARA BOA DE MERGULHO
Capivara boa de mergulho é flagrada em rio de MS, assista
CASO DE POLÍCIA
Patroa é presa sob suspeita de homicídio culposo após filho de empregada cair do 9º andar
LUTA PELA VIDA
Cantora gospel que morreu por coronavírus, fez vaquinha para pagar tratamento
ELEIÇÕES 2020
Vai ter eleição, TSE autoriza convenções partidárias virtuais para eleição deste ano
BOA NOTICIA
Auxílio emergencial deve ser estendido em mais duas parcelas de R$ 300