Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Carnaval eleva preço dos aluguéis no Rio em até 30%

10 Mar 2011 - 05h56Por Agência Brasil

Os preços dos aluguéis no Rio de Janeiro, influenciados pelo carnaval, subiram de 20% a 30%, em média, em relação ao ano passado, disse hoje (9) à Agência Brasil o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci/RJ), Casimiro Vale.

“Veio mais gente para o Rio de Janeiro. É uma questão mesmo de procura. Quando a procura aumenta, aumenta o preço”, afirmou Vale, sem descartar, contudo, que a expansão dos preços resulta também da especulação imobiliária no período.

A maior procura por aluguel de imóveis por temporada é na zona sul da capital fluminense, a partir do bairro da Glória, localizado próximo ao centro da cidade. Copacabana e Barra estão entre os bairros preferidos pelos visitantes.

A Região dos Lagos também registrou maior procura por aluguéis no carnaval, por conta da tragédia que abalou a região serrana em janeiro passado. “O aumento ficou acima de 30%”, ressaltou o presidente do Creci/RJ. Ele acredita, entretanto, que, depois do carnaval, os preços dos aluguéis retornarão a patamares anteriores.

O vice-presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Rubem Vasconcelos, afirma que os aluguéis subiram mais na zona sul, em particular nos bairros de Ipanema e Leblon e, também, na Tijuca, na zona norte, “como reflexo da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP)". "A Tijuca tinha os preços [dos imóveis] muito degradados”, apontou.

O vice-presidente da Ademi acredita que a realização de megaeventos esportivos, como os Jogos Mundiais Militares, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, vão aquecer ainda mais o mercado imobiliário no Rio de Janeiro, tanto para aluguel, como para venda. “Vai gerar uma grande atração para o Rio de Janeiro. A gente acha que é uma nova atmosfera. É um ciclo olímpico para o mercado imobiliário também. O mercado vai viver cinco a seis anos de ouro”, analisou Vasconcelos.

A estimativa é que, com isso, os preços aumentem bem acima do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getulio Vargas. “A valorização imobiliária será sempre acima do IGP-M nesses anos. O mercado imobiliário vai ganhar da inflação o tempo todo”, afirmou Rubem Vasconcelos.

Nos últimos doze meses, encerrados em fevereiro de 2011, a inflação acumulada pelo IGP-M é de 11,30%. O IGP-M serve de base para o reajuste dos aluguéis.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis