Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 26 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Carência de ômega 3 pode provocar ansiedade e depressão

31 Jan 2011 - 13h00Por

Uma dieta pobre em ácidos graxos do tipo ômega 3 pode provocar distúrbios comportamentais, como ansiedade e depressão, segundo resultados de um estudo publicado na internet pela revista científica Nature Neuroscience. Pesquisadores franceses do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) e do Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (Inserm), com colaboração de cientistas espanhóis, defendem que o problema pode se manifestar de duas maneiras. A primeira ocorre durante a gestação, quando a desnutrição crônica da mãe prejudica a formação sináptica do feto, que envolve comportamentos emocionais, como depressão e ansiedade. A segunda é fruto do déficit de ingestão do ômega 3 durante a própria vida do indivíduo.

Para chegar aos resultados, os cientistas acompanharam a alimentação de ratos com ômega 3 e ômega 6. Eles descobriram que a deficiência do primeiro perturbou uma comunicação neural específica: os receptores canabinoides, que têm papel importante na neurotransmissão, sofreram perda significativa em sua função. Essa disfunção foi acompanhada por comportamentos depressivos.

Os ratos com o déficit de alimentação tiveram duas estruturas cerebrais prejudicadas: o córtex pré-frontal e o núcleo accumbens. Ambas as áreas são envolvidas com a recompensa, motivação e regulação emocional.

Os autores disseram que esta é a primeira vez que se constata, com provas biológicas, a relação entre dietas pobres em ômega 3 e distúrbios de comportamento. “Nossos resultados acrescentam informação a estudos clínicos e epidemiológicos que revelaram associações entre um desequilíbrio de ômega 3 e ômega 6 e transtornos do humor”, disseram os pesquisadores. “Serão necessários mais estudos para determinar se a deficiência de ômega 3 é responsável pelas desordens neuropsiquiátricas.”
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

AUXILIO POPULAÇÃO
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
UTI LOTADAS
13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto
VIRUS A SOLTA
Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
FATALIDADE
Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço
GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19