Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 25 de outubro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Caravana Mais Alimentos MS começa hoje em Dourados

31 Mai 2010 - 08h22Por Dourados News

Com aproximadamente 25 mil agricultores familiares com capacidade natural à linha de crédito do Programa Mais Alimentos, o governo do Estado, por intermédio da Seprotur e Agraer, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e prefeituras municipais, realizam nesta segunda-feira, dia 31 de maio, em Dourados, a 1ª Caravana Mais Alimentos de Mato Grosso do Sul. O evento, voltado à modernização das propriedades rurais e ampliação da produção familiar, também será realizado em Ivinhema e Campo Grande, respectivamente, nos dias 2 e 4 de junho, das 7 às 17 horas.

Em Dourados, a Caravana Mais alimentos será realizada no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, também das 7 às 17 horas, com abertura oficial marcada para as 10 horas. Além da modernização, o Pronaf Mais Alimentos também contempla projetos associados à apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, fruticultura, olericultura, ovinocultura, pesca e suinocultura e a produção de açafrão, arroz, centeio, feijão, mandioca, milho, sorgo e trigo.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Paulo Engel – que organiza o evento ao lado da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), MDA, distribuidores, indústrias, Famasul e sindicatos rurais, além de representantes de aproximadamente 30 prefeituras sul-mato-grossenses – a intenção é facilitar e ampliar o acesso ao crédito do Pronaf Mais Alimentos em todo o Estado. “Queremos ampliar a produção de alimentos e a rentabilidade do agricultor familiar”, salienta.

Com este objetivo, explica Engel, a secretária da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, traçou junto ao governo federal e iniciativa privada as parcerias necessárias para a realização da 1ª “Caravana Mais Alimentos” no Estado. “Hoje, infelizmente, muitos agricultores familiares que já possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) desconhecem a existência deste programa, ou, ainda, não contam com projetos voltados à aquisição de equipamentos capazes de ampliar sua produção e rentabilidade”, explicou.

De acordo com o secretário ajunto da Seprotur, a linha de crédito do Pronaf Mais Alimentos - que possui teto de até R$ 100 mil por produtor - contempla a compra de aproximadamente 2800 equipamentos e implementos agrícolas. Outra vantagem do programa, aponta Engel, são as condições do crédito. “O financiamento possui taxa de juros de apenas 2% ao ano e prazo de pagamento de até 10 anos, com até três de carência”, destaca.

Paulo Engel conta que para enfrentar este desafio, foi estabelecido um cronograma de trabalho em conjunto com os técnicos da Seprotur, Agraer, MDA, prefeituras e Banco do Brasil, para que possa atrair o maior número de produtores à Caravana Mais Alimentos. Desta forma, foram escolhidas, além de Dourados, Ivinhema e Campo Grande, que recebem o evento, respectivamente, nos dias 2 e 4 de junho. “Queremos reunir todos os agricultores familiares aptos de cada uma destas regiões”, conclui Engel, lembrando que outra grande vantagem do programa Mais Alimentos são os descontos de até 15% para a compra de veículos automotores, máquinas e implementos destinados ao setor.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Portaria prorroga por mais 180 dias emergência zoossanitária devido ao vírus H5N1
Brasil ja resgatou mais de 1,6 mil pessoas e 19 pets no Líbano
Luto no Esporte
Morre José Adilson Rodrigues dos Santos, o grande Maguila, ícone do boxe brasileiro, aos 65 anos
A atriz Gloria Menezes fez 90 anos com uma festa em família para comemorar a vida. - Foto: @gloriaetarcisio FAMOSIDADES
Glória Menezes completa 90 anos e ganha festa com bolo, velas e vinho; vídeo
Edson Fernando Crippa, de 45 anos, morreu após ferir várias pessoas a tiros, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul Policial
Tragédia em Novo Hamburgo: Um crime que chocou a comunidade

Mais Lidas

Fotos: Dhione Tito / Fátima News AGORA - GRAVE ACIDENTE
Grave acidente no trevo de Culturama faz vítimas na noite desta quinta-feira
FOTOS: DHIONE TITO / FÁTIMA NEWSACIDENTE FATAL
Delegado da Polícia Civil fala sobre acidente que deixou jovem morto no trevo de acesso a Culturama
Acidente mobilizou várias equipes do Corpo de Bombeiros e Samu no início da tarde. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)ACIDENTE NAS ESTRADAS
ACIDENTE: Tentativa de ultrapassagem teria causado acidente com 06 vítimas
FOTO: GEONE BERNARDOAlerta Laranja
INMET emite alerta laranja para Dourados e região: chuvas intensas, ventos fortes e risco de granizo
Edson Fernando Crippa, de 45 anos, morreu após ferir várias pessoas a tiros, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do SulPolicial
Tragédia em Novo Hamburgo: Um crime que chocou a comunidade