Menu
BANNER IMPRESSORAS
terça, 9 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

Caravana em Defesa do SUS chega em MS na sexta-feira

26 Nov 2009 - 05h33Por MS Notícias

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), os Conselhos Estaduais de Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e os Movimentos Sociais, está lançando, neste ano, em todos Estados brasileiros, a Caravana em Defesa do SUS (Sistema Único de Saúde).

A proposta da Caravana faz parte da Agenda Política do CNS que inclui temas como a gestão do trabalho, modelo de atenção, financiamento, controle social, intersetorialidade, complexo produtivo da saúde e humanização no SUS, definidos como estratégia para o cumprimento de suas ações.

O evento em Mato Grosso do Sul acontece na sexta-feira (27), das 7 às 18 horas, na Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária (rua Dolor de Andrade, 270, São Farancisco), em Campo Grande. A Caravana pretende promover debates em torno da conjuntura atual na saúde, considerando a crise e as dificuldades no aumento de investimentos públicos e de serviços, respeitando realidades específicas e necessidades do Estado.

A organização do evento espera cerca de 500 participantes de todos os segmentos da sociedade civil organizada, conselhos municipais de Saúde, secretarias municipais de Saúde, representantes da Secretaria de Estado de Saúde, além de uma equipe do Ministério da Saúde e da população de modo geral.

Um dos pontos importantes do evento será o lançamento da Campanha do SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade, além da Campanha em favor da Regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que está recebendo contribuições e apoio por meio de assinaturas eletrônicas na internet para que o SUS não seja privatizado.

A proposta foi apresentada em ato público no Fórum Social Mundial da Saúde, também em janeiro, e depois lançada oficialmente na Câmara dos Deputados, no dia 12 de março, com a participação de diversos parlamentares, gestores, trabalhadores e representantes de movimentos populares.

Com o tema “Todos em Defesa do SUS”, a ideia da caravana é discutir os problemas e os avanços do SUS em cada Unidade da Federação. Em dezembro, todas as propostas serão apresentadas durante um Encontro Nacional em Brasília.

Anime a sua comunidade, seus representantes, amigos, familiares, colegas para participarem deste momento muito importante. A participação de cada um é fundamental para o fortalecimento do SUS e da garantia dos direitos de cada usuário e da coletividade.

Leia Também

TENTATIVA DE ASSASSINATO
Coroinha é esfaqueado no pescoço durante missa em igreja
AUXILIO CAMINHONEIRO
Caixa libera consulta ao Auxílio Caminhoneiro
VAMOS AJUDAR - COMPARTILHE
Casal que adotou 3 irmãos autistas vítimas de maus-tratos comove internautas
DESUMANIDADE
Polícia interdita casa de repouso por tortura e sequestro de idosos
DENUNCIADO POR VIZINHOS
Mãe e filho são executados e corpos escondidos dentro de sofá velho jogado em lote baldio
AUXILIO BRASIL
Governo amplia Auxílio Brasil e mais 23,7 mil famílias vão receber em MS
ASSASSINATO
Campeão mundial de jiu-jitsu, Leandro Lo morre após levar tiro na cabeça
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 261 óbitos e 40,4 mil casos em 24 horas
LENDA DO HUMORISMO
Jô Soares morre em São Paulo aos 84 anos
A CONTA GOTAS
Petrobras anuncia corte de R$ 0,20 no preço do diesel