Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Caravana em Defesa do SUS chega em MS na sexta-feira

26 Nov 2009 - 05h33Por MS Notícias

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), os Conselhos Estaduais de Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e os Movimentos Sociais, está lançando, neste ano, em todos Estados brasileiros, a Caravana em Defesa do SUS (Sistema Único de Saúde).

A proposta da Caravana faz parte da Agenda Política do CNS que inclui temas como a gestão do trabalho, modelo de atenção, financiamento, controle social, intersetorialidade, complexo produtivo da saúde e humanização no SUS, definidos como estratégia para o cumprimento de suas ações.

O evento em Mato Grosso do Sul acontece na sexta-feira (27), das 7 às 18 horas, na Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária (rua Dolor de Andrade, 270, São Farancisco), em Campo Grande. A Caravana pretende promover debates em torno da conjuntura atual na saúde, considerando a crise e as dificuldades no aumento de investimentos públicos e de serviços, respeitando realidades específicas e necessidades do Estado.

A organização do evento espera cerca de 500 participantes de todos os segmentos da sociedade civil organizada, conselhos municipais de Saúde, secretarias municipais de Saúde, representantes da Secretaria de Estado de Saúde, além de uma equipe do Ministério da Saúde e da população de modo geral.

Um dos pontos importantes do evento será o lançamento da Campanha do SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade, além da Campanha em favor da Regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que está recebendo contribuições e apoio por meio de assinaturas eletrônicas na internet para que o SUS não seja privatizado.

A proposta foi apresentada em ato público no Fórum Social Mundial da Saúde, também em janeiro, e depois lançada oficialmente na Câmara dos Deputados, no dia 12 de março, com a participação de diversos parlamentares, gestores, trabalhadores e representantes de movimentos populares.

Com o tema “Todos em Defesa do SUS”, a ideia da caravana é discutir os problemas e os avanços do SUS em cada Unidade da Federação. Em dezembro, todas as propostas serão apresentadas durante um Encontro Nacional em Brasília.

Anime a sua comunidade, seus representantes, amigos, familiares, colegas para participarem deste momento muito importante. A participação de cada um é fundamental para o fortalecimento do SUS e da garantia dos direitos de cada usuário e da coletividade.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis