Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Capital ficará com quase um quarto do ICMS em 2010

22 Dez 2009 - 13h13Por Mídia Max

No ano de 2010, Campo Grande ficará com 24,202% do bolo de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que é dividido entre as prefeituras de Mato Grosso do Sul. Neste ano, o índice foi de 23,5428%. O crescimento da Capital já era esperado devido ao desempenho da receita própria, critério relevante na tabela do ICMS.

Hoje, a secretaria Estadual de Fazenda publicou, em Diário Oficial, o resultado dos recursos apresentados pelas prefeituras e a tabela definitiva para o ano de 2010. Campo Grande foi uma das cidades que recorreu alegando que o crescimento da receita lhe dava direito a um índice maior, de fato, conseguiu e foi a quase um quarto da receita.

De todo o ICMS arrecadado pelo governo do Estado, 25% é partilhado entre as prefeituras de Mato Grosso do Sul. As cidades mais desenvolvidas economicamente acabam ficando com a maior parte do tributo o que desencadeou movimento a favor da mudança nos critérios do rateio do tributo. A estimativa é de que no ano que vem, o bolo mensal a ser rateado entre o 78 municípios seja de cerca de R$ 85 milhões.

Conforme tabela divulgada hoje em Diário Oficial, Dourados, segunda maior cidade, também subiu na tabela passando de 6,0786% para 6,082%. Três Lagoas foi de 4,7890 para 4,854%. Corumbá saiu de 7,9311% para 8,042%.

Enquanto as maiores cidades crescem, a tabela aponta perda de receita de cidades menores como Deodápolis que em 2009 teve participação de 0,3407% e, em 2010, terá de se contentar com 0,306%. Quem também amarga redução é Paranhos que passa de 0,3930% para 0,374%.

Aquidauana cujo prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) é um dos líderes do movimento pela mudança no índice passou de 1,2291% para 1,228%.

A mudança no rateio de ICMS está em debate na Assembleia Legislativa desde 2007 quando o deputado estadual Júnior Mochi (PMDB) apresentou projeto com objetivo de melhorar os índices das cidades mais pobres ao mesmo tempo que reduzia das mais abastadas. A matéria ficou conhecida como Robin Hood em alusão a mítico Herói Inglês que roubava dos ricos para dar aos pobres.

Porém, diante da resistência das cidades mais ricas a matéria não prosperou. Neste ano, prefeitos do interior chegaram a ir a campo apresentando uma nova proposta para rateio de ICMS aos deputados estaduais.

Os parlamentares preferiram empurrar o problema para o governador André Puccinelli (PMDB). Pediram que ele buscasse consenso entre os prefeitos e enviasse o projeto com se fosse de autoria do poder Executivo.

André não conseguiu vencer a resistência do prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB) e engavetou a proposta.

Critérios

O que faz os grandes municípios perderem recursos na proposta apresentada por 60 prefeitos do interior do Estado é a alteração no índice partilhado de forma igualitária entre todos os municípios. De todo o ICMS arrecadado pelo Estado, 25% é distribuído às prefeituras, e essa partilha segue, hoje, o seguinte critério: 7% dividido em cota igual a todos; 5% vão aos municípios com áreas de preservação ambiental (ICMS Ecológico); 3% de acordo com o montante de arrecadação própria; 5% de acordo com o tamanho do território e 5% de acordo com o número de eleitores.

Os prefeitos propõem que a cota de distribuição igualitária entre todas as prefeituras passe de 7% para 12%, o ICMS ecológico caia de 5% para 2%, o critério da receita própria passe de 3% para 1% e os índices de território e número de eleitores continuam em 5%.

Diante da dificuldades em conseguir mudar as regras do ICMS, os prefeitos chegaram a propor que o governo alterasse pelo menos o ICMS Ecológico, que no ano que vem deve representar R$ 4 milhões por mês.

A ideia era é pegar metade do ICMS Ecológico ou 2,5% e dividir de forma igualitária entre os 78 municípios de MS. A outra metade continuará sendo distribuída com base nos critérios atuais que levam em conta a existência de unidades de conservação ambiental.

Alessandra de Souza

A alteração dependeria apenas de um decreto do governador André Puccinelli que, por sua vez, chegou a classificar a proposta como viável, mas esclareceu que não promoveria qualquer mudança neste ano.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente