Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Capacitação para atendimento de superdotados vai até sexta

24 Jul 2006 - 08h57
Nesta semana será realizado o 1º Encontro de Formação para os Profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação de Mato Grosso do Sul (NAAH/S-MS). O objetivo do evento é promover a capacitação dos 40 profissionais que devem atuar na identificação e atendimento aos alunos com indícios ou já identificados no Estado. A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Formação de Profissionais e Atendimento aos Alunos com Altas Habilidades/Superdotação, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (SED), através da Coordenadoria de Educação Especial.

Será uma semana inteira – de hoje a sexta-feira 28 - dirigida exclusivamente aos profissionais do núcleo. Entre os temas que serão abordados no encontro, estão as definições, características e mitos da superdotação, o processo de identificação de um caso e os métodos de atendimento. As ministrantes do evento serão as coordenadoras geral e pedagógica do programa, Zuleide Borges Chaves e Ângela Sanson Zewe, respectivamente. O encontro é no Centro Universitário Unaes, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1800, bairro Dr. João Rosa Pires, Campo Grande.


Programa - A proposta de atendimento a esse público começou a tomar forma em 2004, com o cadastramento informal de várias crianças que apresentavam indícios de altas habilidades/superdotação. Ano passado, o Ministério da Educação (MEC) decidiu implantar em todo o País os Centro de Ensino Suplementar, como forma de fortalecer as políticas voltadas à educação especial.

Mato Grosso do Sul recebeu um aporte de, aproximadamente, R$ 60 mil do governo federal para implantação do centro. O MEC deve investir R$ 1,9 milhão para instalar núcleos de atendimento a alunos com altas habilidades/superdotação em todas as capitais brasileiras.

O programa oferece atendimento ao aluno, à família e à escola onde estuda. De acordo com Zuleide, com base na identificação de cada caso e nas aptidões demonstradas pelo estudante, serão dispostas a ele atividades com as quais ele possa desenvolver habilidade em determinada área, como música, artes, produções multimídia, ciências, entre outras. Além de Campo Grande, participam do projeto os municípios de Sidrolândia, Dourados e São Gabriel do Oeste.
 
 
 
 
APn

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis