Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Caos na aldeia é "destaque" nacional em Dourados

1 Fev 2011 - 08h18Por Dourados Agora

Num espaço de quatro meses, a cidade de Dourados foi destaque de forma negativa no Programa do Fantástico, da Rede Globo. A primeira vez foi em setembro passado, com a prisão do então prefeito Ari Artuzi, secretários e empresários. Anteontem veio à tona os problemas sócio econômicos vivenciados pelos indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó e fronteira.

Prostituição, drogas e violência foram as temáticas abordadas pela reportagem do Fantástico durante entrevistas com indígenas em Dourados e Ponta Porã. O caos divulgado em rede nacional não é novidade para quem conhece de perto a realidade dos índios, pelo menos os que moram em Dourados. Localizadas a três quilômetros da cidade, as aldeias Jaguapiru e Bororó são as que mais apresentam conflitos de desestruturação familiar.

Problemas antes presenciados na cidade agora tornaram-se rotina entre os indígenas. A forte presença de drogas é um dos principais entraves que desencadeiam os conflitos familiares, conforme avalia o cacique Renato de Souza, da tribo Guarani. Dourados possui outras duas tribos: Caiuá e Terena.

“Quem usa droga acaba trazendo problema para dentro de casa. É o pai que agride a mãe e os filhos. É o filho que rouba as coisas de dentro de casa para trocar por drogas. Surge aí as mortes, a violência”, diz Renato de Souza.

O cacique afirma que os indígenas sabem quem são as pessoas que usam drogas. “Já falei inclusive com a Funai (Fundação Nacional do Índio) sobre esse problema que a cada dia cresce entre a gente. Muitas mães inclusive vem até mim para procurar algum tipo de ajuda, mas é difícil de lidar com isso”, comenta.

Sem policiamento ostensivo, a aldeia é uma terra sem lei. Por lá circulam motos sem placas, pilotadas por crianças. O PROGRESSO já denunciou esse tipo de irregularidade em reportagens. Muitas motocicletas são produtos de furto. “O branco vem oferecer aqui para nós tudo quanto é tipo de coisa. Muitos índios acabam aceitando e se perdem na vida”, lamenta o cacique Renato.

ESPERANÇA

A expectativa de encontrar uma vida melhor é o desejo dos mais de 13 mil indígenas que vivem nas aldeias de Dourados. Entre as saídas consideradas certeiras é o investimento na educação. Cursar faculdade e ter uma profissão já é uma realidade consolidada entre os Guarani/Terena/Caiuá.

Wilson Matos é um dos indígenas que apostou na educação e venceu na vida. Ele é o primeiro índio bacharel em Direito de Mato Grosso do Sul. Formado em 2003, é atualmente advogado e consultor jurídico do Observatório de Direitos Indígenas (Odin). Porém, a inserção do indígena no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil.

“Quem é formado em licenciatura consegue trabalho nas escolas da aldeia. Já quem é das áreas onde o mercado de trabalho é na cidade, torna-se bem mais difícil”, diz Wilson Matos. Para ele, “a educação é um mal necessário porque tira o indígena da sua originalidade e o transfere para outra cultura. Por outro lado a educação é a transformação de qualquer povo.

O que precisamos é de políticas públicas que possam atender a comunidade indígena no que diz respeito a inserção no mercado de trabalho”, avalia o advogado. Ele estima que nas aldeias de Dourados têm em média 200 índios com formação superior.

TERRA

Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do país, cerca de 70 mil pessoas divididas em várias etnias. Apesar disso, somente 0,2% da área do estado é ocupada por terras indígenas. As áreas ocupadas pelas lavouras de soja e cana são respectivamente dez e trinta vezes maiores que a soma das terras ocupadas por índios em Mato Grosso do Sul.

Em Dourados, a reserva tem cerca de 3.600 hectares. A densidade demográfica é de 0.3 hectares/pessoa, sendo considerada por especialistas como um confinamento humano, por ser impossível a reprodução da vida social, econômica e cultural.

O cacique Renato de Souza diz que os índios mais velhos querem terra para plantar e os mais novos preferem estudar ou levar uma vida de branco da cidade. No entanto, o problema da terra é grave. Muitos dos indígenas arrendaram suas áreas para pessoas não-índias. Outros cultivam alguns alimentos para subsistência, mas é na ajuda de programas sociais do governo que encontram uma forma de sobrevivência: direito a alimentação.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS