Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Canonização de João Paulo II avança em velocidade recorde

28 Mar 2007 - 05h00

A diocese de Roma concluiu em tempo recorde o expediente do processo de canonização de João Paulo II, que inclui um suposto milagre do Papa polonês, e que passará agora às mãos do Vaticano, informaram fontes oficiais nesta terça-feira (27).


A primeira etapa para que João Paulo II seja declarado santo é sua beatificação. Para isto a Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano receberá na próxima semana as provas definitivas, informou à imprensa o monsenhor Mauro Parmeggiani, secretário-geral da diocese.


Dois anos depois da morte do Sumo Pontífice, o informe que estabelece "as virtudes e a reputação de santidade do servidor de Deus João Paulo II" já foi processado pelo Tribunal da Diocese de Roma e será assinado em uma cerimônia solene na basílica de São João de Latrão, na presença do presidente polonês, Lech Kaczynski, e de outras personalidades.


A vasta documentação, que contém todos os escritos do Papa, vários "testemunhos de santidade" e as "provas" de pelo menos um "suposto milagre" que pode ser atribuído a João Paulo II, será examinada primeiro pela Congregação para a Causa dos Santos e depois, finalmente, pelo Papa Bento XVI.

Pelas regras da Igreja Católica, seria necessário mais um milagre para que a beatificação converta-se em canonização, fazendo do antigo Papa um santo.
Mas, como líder supremo dos católicos, Bento XVI pode decidir-se por abrir mão da beatificação e declarar a canonização diretamente.


Em maio de 2005, o atual Papa deu início a um processo rápido para garantir a santificação de João Paulo II, abrindo mão da norma segundo a qual seria necessário esperar cinco anos depois da morte de alguém para iniciar o procedimento de beatificação dessa pessoa.


 Alta velocidade

A rapidez com a qual esta etapa foi superada não tem precedentes na história da Igreja em muitos séculos.


Até o momento, o caso processado com maior rapidez foi o de Madre Teresa de Calcutá, que levou dois anos e terminou com sua beatificação em 2003, seis anos depois de seu falecimento.


"A velocidade excepcional da conclusão desta primeira etapa responde à demanda popular compartilhada por milhões de fiéis e pelos cardeais", comentou Parmeggiani, que recordou os gritos de "Santo súbito" (Santo rápido) ouvidos na Praça de São Pedro após a morte de João Paulo II.


"Rapidez não significa falta de seriedade", destacou o prelado, que informou que o tribunal diocesano e, especialmente, o "postulador" (advogado responsável por elaborar o relatório) "trabalharam no estreito cumprimento das regras" da Igreja.


Parmeggiani confirmou que assim como exige a tradição, um "milagre" atribuído a João Paulo II foi autenticado e documentado no informe. Se trata da cura inexplicada do mal de Parkinson de uma religiosa francesa cuja identidade permanece em segredo, a pedido expresso do bispo de Roma.


Há também um suposto caso de cura milagrosa no México, o do jovem Herón Badillo Mireles, natural de Zacatecas (noroeste), que garante que em 1990 recebeu a benção papal e, gradativamente, ficou curado de uma leucemia, apesar de ter sido desenganado pelos médicos.


A Igreja mexicana informou há dois anos que aguardaria o início do processo de canonização para apresentar as provas.


"Para documentar os milagres nos sobram exemplos", disse o monsenhor Slawomir Oder, o "postulador" polonês do processo.


O prelado afirmou que foram apontados vários casos de curas inexplicáveis e "maternidades milagrosas".


"Aconteceram muitas coisas bonitas e agora corresponderá ao povo de Deus escolher entre estes milagres", disse o monsenhor Oder.

 

 Milagre

Uma misteriosa freira da França que se curou do mal de Parkinson após rezar para o Papa João Paulo II, morto em 2005, será a principal convidada das cerimônias a serem realizadas na próxima semana marcando o fim da primeira fase do processo iniciado para transformá-lo em santo.


Mas a identidade dela pode ser mantida em segredo para sempre, caso ela não se decida por vir a público.


Na próxima segunda-feira (2), no aniversário de dois anos da morte de João Paulo II, a diocese de Roma entregará oficialmente ao Vaticano dezenas de milhares de páginas de documentos e transcrições defendendo que o Papa seja beatificado, o último passo antes da canonização.


Entre os documentos, há papéis referentes ao caso da freira francesa que sofria do mal de Parkinson, doença que atingia também João Paulo II, até a enfermidade desaparecer inexplicavelmente, em 2 de junho de 2005.


"A freira participará das cerimônias em Roma e no Vaticano, no dia 2 de abril, ao lado de milhares de outras freiras", afirmou o monsenhor Slawomir Oder, encarregado do processo de beatificação do papa.


Na segunda-feira da próxima semana, o papa Bento XVI celebrará uma missa solene no Vaticano a fim de lembrar seu antecessor.


 Cura inexplicável

No dia 2 de junho de 2005, exatos dois meses depois da morte do Papa, a freira francesa contou ter sentido uma vontade repentina de escrever.


"Minha caligrafia estava completamente legível. Eu não tinha mais dores no corpo e nem rigidez. Eu fui tomada por uma profunda sensação de paz", escreveu.


O neurologista dela e outros médicos e fisiologistas que a examinaram mais tarde não conseguiam explicar o caso do ponto de vista científico. Os médicos já haviam diagnosticado o mal de Parkinson nela.


Se os especialistas e médicos do Vaticano concordarem com o fato de que a cura da freira foi um milagre, algo que, segundo pessoas próximas da Igreja, é provável, o Papa Bento XVI poderá então beatificar João Paulo II. 

 

 

Terra

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis